Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Saiba tudo para revisar seu carro no fim de ano

REVISÃO DE FINAL DE ANO: DICAS PARA O SEU CARRO FAZER UMA BOA VIAGEM

As férias estão chegando, você já deve estar pensando em pegar a estrada para se reunir com sua família ou dar um passeio durante as férias, certo? Sempre planejamos esses momentos com entusiasmo e esperamos suas férias felizes, mas antes de começar a parte divertida, é preciso considerar o mais importante em sua viagem: a segurança.

Mesmo que não planeje percorrer longas distâncias, lembre-se que nesta época do ano o trânsito é intenso em todos os lugares, exigindo mais atenção e condução tranquila. Para não esquecer nenhum detalhe durante a auditoria de final de ano, a Geração Automóveis separou algumas dicas que irão auxiliá-lo no processo. Podemos ver?

PLANEJE SUA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA

Antes de recebermos dicas técnicas sobre o seu carro, vamos lembrá-lo da importância do planejamento de rotas em viagens longas. Se possível, escolha uma estrada mais tranquila para evitar danificar o veículo durante a direção. Se você não tem escolha, mas precisa dirigir em estradas mal conservadas, escolha passeios de um dia. Em caso de colisão, pneu estourado ou outros problemas, os fatores psicológicos que podem enfrentar esses problemas durante o dia o ajudaram a manter a calma, reparar os danos e continuar a viagem.

CONFIRA A SUA DOCUMENTAÇÃO E A DO SEU AUTOMÓVEL

Ter um carro invulnerável e ter que se virar para um ataque raio com uma multa é inútil, certo? Normalmente lembre-se de pagar os impostos e despesas automóveis (porque isso geralmente faz parte do nosso plano financeiro), mas o motivo do esquecimento é a validade dos documentos relativos ao carro. A carteira de motorista é um dos muitos itens relacionados às datas de renovação. Também é importante verificar se a documentação do veículo (CRLV, ou certificado de matrícula do veículo) está em ordem.

PNEUS

Acredite em mim, o pneu sobressalente é seu melhor amigo. Não o deixe para trás durante a viagem, porque sua ausência pode tornar a frustração um grande problema. Sem falar que é um item obrigatório de acordo com os regulamentos de trânsito nacionais e obviamente deve estar em condições de uso.

Se uma ou mais bolhas de ar forem encontradas no pneu, ele deve ser substituído imediatamente. As bolhas representam danos estruturais irreversíveis, levando a um sério risco de explosão, especialmente na estrada – os pneus estão constantemente expostos a altas temperaturas, o que aumenta a pressão interna.

O desgaste irregular da banda de rodagem do pneu é um sinal de desalinhamento da suspensão ou pressão inadequada do pneu usada por um longo tempo. De acordo com o Regulamento Nacional de Trânsito nº 558/80, a profundidade da ranhura do pneu deve ser de pelo menos 1,6 mm.

Comparado com pneus novos, é muito pequeno, apenas 8 mm em média. Eles são essenciais para a drenagem adequada da banda de rodagem quando chove e previnem o terrível e perigoso esqui aquático.

Lembre-se de verificar a pressão de todos os pneus, e leve em consideração a quantidade de passageiros e a quantidade de bagagem que o carro pode carregar, pois neste caso quase todos os modelos exigem pressões diferentes.

ALINHAMENTO DA SUSPENSÃO E BALANCEAMENTO DAS RODAS

Este é um dueto que sempre faz falta na avaliação de final de ano. Ela vingou esse esquecimento, pois seus sintomas de mau funcionamento geralmente só aparecem em velocidades mais altas: as rodas vibram quando as rodas estão desequilibradas; se o alinhamento ultrapassar as especificações de fábrica, podem ocorrer erros ou direções erradas (o carro está puxando pra um dos lados), o que pode acontecer quando o carro bate em um buraco ou na calçada. Quando esses problemas surgirem, você já pode ter passado da viagem de fim de ano. Guiar um carro que obedeça seus comandos parece óbvio, porque então deixar ele todo desregulado?

BARULHOS NA SUSPENSÃO

Hora de abaixar o som e pedir silêncio dentro do seu carro, pois os pequenos barulhos que surgem com o automóvel em movimento podem indicar problemas importantes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na sua oficina autorizada. As condições da estrada utilizada em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão do veículo.

RODAS

Nas rodas de ferro, procure amassados ​​durante a revisão de fim de ano. Se a pressão do pneu for mais baixa do que outras pressões, as rodas podem amassar, permitindo que o ar escape. A reparação é simples e pode ser feita por um excelente reparador de pneus. Em rodas de liga leve, esteja ciente de possíveis quebras e rachaduras. Dependendo da situação, as rodas podem precisar ser substituídas.

TRIÂNGULO, MACACO, CHAVE DE RODA E DEMAIS ITENS DE SEGURANÇA

Se os três primeiros itens foram abandonados em seu carro desde os tempos pré-históricos, é hora de verificar como cada item funciona antes de pegar a estrada. Um triângulo com uma haste de suporte danificada não ajudará muito em uma emergência, não é?

Além disso, lembre-se de verificar o funcionamento do extintor de incêndio e garantir que todos os passageiros possam usar cintos com segurança (e fáceis de encontrar). Se acontecer de o veículo ser parado por um carro de patrulha rodoviário, e ocorrer de não estiver normal, você encontrará grandes problemas.

E não viaje com seu bebê no colo e não deixe as crianças relaxadas no banco de trás. Uma cadeira de bebê é obrigatória. Para levar seus filhos no carro, você precisa ter uma cadeirinha igual à idade de cada criança. Verifique se o equipamento é seguro e se a criança está confortável.

FILTRO DE AR

Durante a revisão de final de ano, verifique a quantidade de poeira e sujeira absorvida pelo filtro. Se o filtro ainda estiver branco, é um bom sinal. Agora, se o filtro estiver sujo, o produto deve ser trocado. Se nenhuma alteração for feita, o acúmulo de poeira fará com que o propelente exerça mais força do que o necessário, aumentando assim o consumo de combustível. O carro perde potência na velocidade de recuperação. Nada bom!

BATERIA

Atualmente, as baterias são seladas, mas têm um indicador de vida útil, portanto, verifique a bateria para que não fique na mão. Outro lembrete importante para a inspeção de final de ano é também prestar atenção na limpeza dos cabos e na verificação do alternador, que deve manter a carga da bateria adequadamente.

FLUIDOS

Ao viajar, você sempre se lembra de levar água para enfrentar a longa jornada, não acha? Seu parceiro de quatro rodas precisa do mesmo cuidado. Ao dirigir na estrada, o motor exige mais esforço do que no ciclo da cidade. Portanto, em sua inspeção de final de ano, antes de viajar, é muito importante verificar o nível de óleo, a eficácia de todo o óleo e seus filtros, e se há vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e ainda o nível do combustível do reservatório de partida a frio (para carros flex). Se a hora de trocar o filtro e o fluido estiver próxima, não há mal nenhum em avançá-la.

Por exemplo, o fluido de freio é responsável por transmitir a força do pedal para as rodas, e uma de suas principais características é absorver a umidade do ambiente. Este óleo deve ser substituído porque o excesso de água danificará o sistema de travagem normal, impedindo o seu funcionamento normal e colocando em perigo a segurança do seu automóvel.

A função da água do radiador é manter o motor resfriado, portanto, o radiador deve estar sempre cheio de água. No entanto, antes de verificar o nível da água, desligue o carro e aguarde alguns minutos para abrir a tampa do radiador, caso contrário, a água pode sair com força e queimar suas mãos ou outras partes do corpo. Após concluir esta etapa, remova a tampa e verifique se o nível de água está abaixo do nível de água indicado. Em caso afirmativo, conclua o abastecimento de água.

EMBREAGEM

Em sua inspeção de final de ano, a inspeção principal é o desgaste das peças da embreagem. Preste atenção se a embreagem está pesada ou se o carro está tremendo. A revisão também cobre o nível de óleo da caixa de câmbio e detecta se há um vazamento entre a caixa de câmbio e o motor. No caso de sistema hidráulico, haverá vazamento de líquido na caixa.

SISTEMA ELÉTRICO

Revisão de final de ano – Luzes

Antes de viajar para o final do ano, verifique se as luzes, faróis e pisca-pisca estão funcionando corretamente. A substituição rápida das luzes apagadas pode evitar acidentes graves. Na seção sobre o painel, consulte o manual do seu veículo. Alguns tipos de sensores possuem sensores que indicam quando eles são queimados.

SISTEMA DE LIMPEZA DOS VIDROS
Parece óbvio, mas durante a revisão de final de ano você precisa conferir tudo que possa interferir na sua visualização da estrada. Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se elas já estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros, pois a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Em carros sem ar-condicionado, não é má ideia levar um pano de algodão e um spray ante embaçante. Nas viagens com chuva estes são itens que fazem grande diferença.

HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Estamos falando de Verão. O clima deste país é principalmente tropical, então cada viagem de final de ano nos fará gerar um calor ruim e o ar-condicionado que nossos carros adoram. Como o ar condicionado acumula fungos, bactérias e outras impurezas durante o uso, essa limpeza não é importante apenas para o funcionamento normal do carro, mas também para a saúde. Os filtros devem ser mantidos porque podem acumular poeira no ar. A limpeza é muito importante e deve ser verificada antes do final da viagem e no final do ano, mas o ideal é limpar nos meses mais frios para manter o sistema em boas condições quando chega o verão. Já existe uma dica no próximo ano.

OUTROS ITENS

A seguir estão alguns itens que parecem funcionar bem, mas podem falhar após um longo período de esforço: sistemas de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, tampas do motor, juntas homo cinéticas e engrenagens do motor da correia e Seus respectivos rumos. Itens muito importantes não serão esquecidos em sua revisão de fim de ano.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓