Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Saiba como fazer o refinanciamento de seu veículo

Se você está procurando um empréstimo de saúde com juros baixos, é útil entender como funciona o refinanciamento de veículos. Seja para pagar dívidas ou trabalhar em um projeto pessoal, como iniciar um negócio, viajar ou estudar, obter um bom crédito pode fazer uma grande diferença no seu equilíbrio financeiro.

O que é refinanciamento de veículos? 

Um refinanciamento de veículo é um tipo de crédito onde a colocação do carro como prova de que a operação vai dar certo. Então essa é uma das possibilidades de um empréstimo com garantia, que oferece crédito a uma taxa de juros mais baixa justamente por você possuir o bem (casa, carro ou salário) associado ao empréstimo.

Ou seja, seus ativos ajudam você a obter fundos para usar conforme necessário. Por isso, o refinanciamento de automóveis é considerado uma das linhas de crédito mais saudáveis ​​do mercado.

Outra vantagem do refinanciamento de veículos é que não há necessidade de tirar o carro de serviço com um contrato de suporte. Ainda assim, muitas pessoas se sentem inseguras ao acessar o crédito e usar seu imóvel como garantia.

Por que as taxas de refinanciamento são baixas?

As taxas de juros são uma forma de a agência transferir o risco de inadimplência para as pessoas que a empregam. Se você fornecer uma garantia e for financeiramente forte o suficiente para pagar o empréstimo, as chances de inadimplência em sua dívida são baixas. Por isso, a agência está confiante em oferecer tarifas reduzidas e de longo prazo.

Veja quais são as principais regras do funcionamento dessa modalidade de crédito.

O veículo continua em nome do proprietário

No refinanciamento do veículo, o carro do mutuário é vendido à instituição financeira que forneceu os recursos durante toda a vigência do contrato. Ou seja, se você contrair um empréstimo no prazo de 60 meses para efetuar as amortizações, somente após esse período o carro deixa de estar condicionado às amortizações.

É importante saber que, apesar da alienação, os arquivos continuam em seu nome e você pode continuar usando seus bens normalmente todos os dias. Distanciar não significa entregar veículos à agência. Os ativos desses contratos são apenas garantia e somente são adquiridos pelos credores em caso de inadimplemento do contrato financeiro.

O crédito depende do valor de mercado do automóvel

As regras são simples: quanto mais novo o veículo, maior o valor que você pode emprestar. Afinal, a garantia que você deu em troca de um empréstimo tem valor e pode virar dinheiro caso as parcelas não sejam pagas.

O valor máximo a ser emprestado varia de instituição para instituição, mas algumas instituições chegam a refinanciar 90% ou até 100% de um carro. A avaliação do veículo segue o valor de mercado da tabela Fipe ou Molicar.

Veículos de até 10 anos de fabricação

Geralmente, qualquer modelo que tenha sido fabricado por até 10 anos conta como garantia. Carros mais antigos do que isso geralmente não são elegíveis para empréstimos. No entanto, algumas instituições financeiras aceitam veículos com 15 anos de idade. É necessário consultar diretamente a instituição financeira que concederá o crédito.

Prazo mais longo

O prazo máximo para quitação do refinanciamento de veículo varia de acordo com a instituição financeira escolhida. Algumas chegam a oferecer pagamento em até 60 meses.

Leia também: Veja como economizar até 25% assinando um carro ao invés de comprar

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓