Como obter uma carteira de motorista nacional (CNH)

anúncio

Descubra como obter uma carteira de motorista nacional (CNH)
Documento obrigatório para dirigir no país, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige idade mínima de 18 anos, alfabetização, além de carteira de identidade e CPF. Os departamentos de trânsito (DETRAN) dos estados e do Distrito Federal são responsáveis ​​pela emissão do CNH.

O primeiro passo é procurar uma clínica para a realização de exames médicos (correspondentes às capacidades físicas) e psicotécnicos (teste psicológico). O interessado pode consultar os órgãos credenciados no site do DETRAN ou pelo telefone 154.

Após concluir esta etapa, o futuro motorista de veículo receberá o número do Registro Nacional de Motoristas Habilitados (Renach). Portanto, agora é possível ir a um centro de treinamento de motoristas para se inscrever e assistir a 15 dias de aulas teóricas. Então você pode planejar um teste teórico para avaliar o conhecimento adquirido.

Se aprovado, o aluno recebe licença para ministrar aulas práticas, emitida pelo DETRAN. Com o simulador, o aluno tem as quatro primeiras experiências com o volante.

Depois disso, 20 aulas práticas devem ser concluídas antes da avaliação final. Se aprovado, o motorista deve esperar até cinco dias pelo recebimento da carteira de motorista. O documento é válido por um ano.

Emitido pelo DETRAN, documento é obrigatório para motoristas

Para obter a carta de condução nacional oficial, o condutor não pode obter a prova de uma infracção grave ou muito grave e não pode ser multado mais do que uma multa média no primeiro ano que corresponde ao titular da licença. Também é inaceitável ter mais de uma multa média.

Os titulares de cartas de condução nacionais não pagam anuidade.

Categorias
De acordo com o Código Rodoviário Brasileiro, existem cinco categorias de carteira de habilitação nacional:

A: motorista de veículo motorizado de duas ou três rodas com ou sem carro lateral (motocicletas);

B: condutor de veículo automóvel não incluído na categoria A com massa total em carga inferior a 3500 kg e lotação máxima de oito lugares, além do condutor (automóveis);

C: condutor de veículo automóvel utilizado para o transporte de carga com peso total superior a 3500 kg (camiões);

D: condutor de veículo motorizado usado para transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares além do motorista (ônibus e vans, por exemplo);

E: condutor de combinação de veículos em que a unidade conduzida se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha peso bruto de 6 mil quilos ou mais; ou cuja lotação seja superior a oito lugares; ou, ainda, que seja enquadrado na categoria trailer.

 

anúncio

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar