Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Veja como fazer a consulta do seu IPVA

Se você possui um carro próprio, saiba que é obrigado a pagar o IPVA (Imposto de Propriedade de Carro) todos os anos. Metade do dinheiro vai para os municípios onde os veículos são licenciados, e a outra parte para os cofres públicos do estado para investir em saúde e educação.

No entanto, nem sempre os contribuintes sabem onde pagar uma consulta de IPVA. Hoje, você pode acessar valores, pagar e visualizar outras dívidas de veículos pela Internet. É tão fácil de fazer, você não precisa esperar uma carta do governo chegar com as cobranças. Você pode obter um desconto mesmo se pagar à vista.

Você pode até entrar em dívida ativa do governo se deixar de pagar o IPVA. É um cadastro que reúne todas as informações sobre pessoas com algum tipo de dívida nas esferas municipal, estadual e federal. Se houver atraso, você enfrentará juros e multas, além de pagar o imposto inicial. Por exemplo, isso pode criar uma série de restrições na hora de fazer empréstimos ou parcelas.

A dívida também pode dificultar a venda de um carro, pois pode ser difícil encontrar alguém que concorde em assumir a dívida do automóvel. Por isso, é recomendado que você sempre fique atento às cobranças e evite ultrapassar prazos. Sem falar que você pode obter as últimas multas de trânsito fazendo uma consulta de IPVA. E como seu carro está relacionado a outros compromissos como licenciamento. Também pode ser encaminhado para listas de maus pagadores de órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC ou SCPC. Isso cria restrições na obtenção de empréstimos.

Especialmente no estado de São Paulo, é mais importante verificar o IPVA pela Internet. Isso porque, a partir do início de 2018, as coletas deixaram de ser entregues em sua casa pelo correio para eliminar o risco de perda de correspondência e reduzir os custos com papel.

Para facilitar a sua vida, disponibilizamos links para sites do Detran para consultas do IPVA:

CLICANDO AQUI ou pelo link direto: mercadoautomotivo.com.br/dos-os-sites-do-detrans-e-ipva-do-brasil-links-uteis/

No site acima, você encontra o valor que precisa pagar, e se for parcelado, confira as parcelas restantes. Isso também garante que você não esqueça nenhuma dívida – se isso acontecer, você poderá quitar suas dívidas, mesmo com as consequências de um atraso.

Como pagar

Você pode verificar o valor do imposto e o prazo de pagamento de maneiras diferentes:

  • entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e inserir a placa do veículo, número do Renavam (presente no documento), o documento do carro em si ou chassi. Isso varia de um estado para outro.

Existem diferentes prazos de acordo com a quantidade final de cada placa. Os municípios costumam oferecer descontos para quem paga a taxa integral antecipadamente. É o caso de São Paulo, por exemplo. No entanto, se você não puder pagar tudo de uma só vez, pode optar por um parcelamento do governo. Também é muito importante manter a licença em dia.

Basicamente, isso verifica seus documentos e que seu carro está em conformidade com as regras de envio. Também porque, se você deseja vender ou descartar seu veículo, precisa manter seus documentos em dia.

Leia também: Dicas para comprar carro de luxo em leilão

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓