Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Saiba como cuidar dos bancos de couro do carro

Bancos de couro confortáveis ​​e funcionais são mais comuns hoje em dia, pois chamam a atenção pelo ar refinado que transmitem a um carro. Para manter sua vida útil, ele deve ser mantido em dia. Por isso, a limpeza e a hidratação são essenciais na manutenção diária desses itens. Existem dois tipos de bancos de couro. Aquelas feitas 100% com peles de animais, e as eco-peles mais usadas atualmente, 70% das quais são sintéticas.

Os outros 30% do material original são distribuídos apenas onde há atrito com o corpo. O couro sintético suporta mais água e não requer hidratação, apenas limpeza regular, por isso o mercado desse tipo de item tem crescido muito por ser mais prático e confortável. Proporciona um visual mais luxuoso e higiênico ao veículo.

Hidratação

É importante reidratar o banco a cada cinco meses. Isso porque, a incidência solar desgasta o material. Os proprietários podem aplicar hidratação imediatamente após a limpeza. Porém, antes disso, você precisa escolher o produto que deseja usar, e esse processo também requer atenção. Animal, ecológico ou sintético. Você sabe que tipo de couro são os bancos do seu carro?

Responder a esta pergunta é muito importante na escolha do hidratante certo. Caso não conheça, verifique a etiqueta de identificação antes de comprar. Segundo especialistas, quanto mais refinado for o hidratante, mais fácil ele será absorvido pelo couro. Um bom hidratante líquido também é mais fácil de aplicar uniformemente.
Não se esqueça de verificar se o produto é perfumado e se você gosta do cheiro, porque viver com um cheiro que você não gosta nunca é uma boa opção, mesmo que o cheiro dure dias ou semanas. Depois de fazer sua escolha, você deve primeiro aplicar o produto na flanela, e não diretamente na bancada.
Os movimentos aplicados devem ser delicados e circulares. Você não precisa usar muito produto, pois ele só vai se misturar no tampo da bancada e não na espuma. Depois de aplicar o hidratante, deixe o assento secar por pelo menos 40 minutos e, em seguida, limpe o excesso com um pano macio e seco.

Limpeza frequente

Para quem quer fazer a limpeza em casa, recomenda-se usar apenas sabão de coco. Francisco Braga diz que os produtos especiais são ideais porque os produtos mais abrasivos, como álcool, querosene e removedores, podem danificar o material.

Cuidado com o sol

A ação do sol pode cortar o assento, criando rachaduras e manchando o assento. Por isso, é importante que o carro não fique muito exposto ao sol ou a lugares quentes.

Alta capacidade térmica

Devido à alta capacidade térmica, os bancos de couro podem armazenar mais calor, pois conseguem manter uma temperatura mais amena. Com isso, Francisco Braga afirma que eles podem ajudar a resfriar os carros mais rapidamente. Se o carro ficar exposto ao sol por muito tempo, é recomendável ligar o ar-condicionado por alguns minutos antes de entrar no carro.

Evite molhar o banco

Embora o couro sintético seja mais resistente à água, não é recomendado abusar. Evite sentar-se molhado em um banco ao sair da praia. Porque a água salgada do mar pode danificá-lo. Se isso acontecer, limpe-o imediatamente com um pano úmido.

Leia também: Acompanhe o passo a passo para comprar moto de leilão

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓