Regularize o seu IPVA

/
Advertisement
Advertisement

Você sabia que o IPVA vencido pode ser parcelado? Se não sabia acompanhe comigo que vou explicar.

Quem nunca deixou de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores famoso IPVA no prazo estabelecido, pode requerer o parcelamento do débito vencido, o único problema é que isso inclui multa e um pouco de juros, e este processo é feito na internet, normalmente no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Advertisement

A mesma medida se aplica para todos os anos anteriores, inscrito ou não em dívida ativa.

O legal é que o pagamento pode ser feito em até 12 parcelas mensais, respeitando o valor mínimo de R$ 200,00 por cada parcela. Ou caso tenha o dinheiro total sugiro a quitação à vista e o processo também pode ser feita a qualquer momento na internet.

Advertisement

Para realizar a simulação e ou aderir ao parcelamento, você precisa ter em mãos o seu CPF ou CNPJ e o número do Renavam do veículo que se encontra em atraso.

O sistema irá calcular de forma automática o valor devido, com a multa e um pouco de juros. Caso aceite as condições, basta clicar no botão aceito e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (famosa DAE) e em seguida pagar a primeira parcela nos agentes arrecadadores credenciados, como bancos (inclusive pelo internet banking) ou em casas lotéricas.

E para emitir as parcelas dos próximos meses seguintes, é necessário acessar novamente o site da SEF, informando a identificação do contribuinte e o número do parcelamento. Por isso recomendo GUARDAR todas as guias pagas em um local de fácil acesso, como exemplo, junto com o documento do carro.

Para você receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (famoso CRLV), o proprietário do veículo precisa estar em dia com todos os débitos do carro como IPVA, Taxa de Licenciamento, seguro obrigatório e multas(se tiver, claro). Desta forma o parcelamento do débito do IPVA vencido é um facilitador para nos motoristas que precisamos muito do carro e não podemos correr perigo.

Advertisement

Pagou a primeira parcela do IPVA, você já pode receber o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) do ano vigente.

Importante: isso só é possível caso não existam outros débitos.

Advertisement
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar