Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Quando vale a pena refinanciar o veículo

Para acabar com as dívidas uma solução é contratar crédito adequado às suas necessidades. É possível usar um bem para conseguir isso, com o refinanciamento de um veículo, por exemplo. As taxas de juros são muito menores do que a média do mercado e os prazos mais extensos.

Com o refinanciamento é possível conseguir quantias elevadas deixando o carro como garantia. Funciona de forma parecida com o empréstimo com garantia. O automóvel passa para o nome da instituição, mas pode ser usado normalmente até a quitação total do débito.

Vale a pena refinanciar veículo?

O refinanciamento é uma boa alternativa, pois os juros são menores.

Uma vantagem é que o dono pode usufruir do bem normalmente durante esse período, sem ter que vender.

Costuma ser muito usado principalmente para sair das dívidas. Chama refinanciamento porque você faz um novo empréstimo para quitar outro débito. Com o refinanciamento é possível concentrar tudo que deve em uma instituição.

O ideal é solicitar o refinanciamento quando há objetivos definidos, como a reforma da casa, casar, abrir um negócio ou reequilibrar as finanças.

O melhor é fazer um planejamento financeiro. Avalie o que recebe, gasta e os compromissos financeiros.

A instituição deve ser séria e segura para evitar fraudes e golpes.

Veja como a empresa é apontada pelas redes sociais, na mídia e no Reclame Aqui. Também tenha certeza de que está escrito “seguro” ao lado esquerdo do campo da URL do site.

Como fazer o refinanciamento

Para conseguir refinanciar veículo, é preciso passar por algumas etapas e entregar documentação específica.

  •  RG e CPF ou CNH (Carteira de Habilitação)
  •  Certificado de Registro Nacional (CRV) do veículo
  •  Documento Único de Transferência (DUT) do veículo
  •  Comprovante de renda
  •  Comprovante de residência

Etapas do processo

  1. Solicitação: hoje em dia é possível fazer uma simulação do empréstimo no site da instituição. Feito isso, você pode também solicitar pela internet, preenchendo alguns dados, ou pelo telefone, de acordo com cada empresa.
  2. Análise de crédito: nessa etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, para ver se tem condições de arcar com as parcelas. Além de avaliar a quantia requerida. Se não estiverem adequados aos critérios da empresa, o pedido é barrado.
  3. Análise jurídica e vistoria do veículo: os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. Paralelamente o bem é avaliado de acordo com a Tabela Fipe ou Molicar, para então se tornar garantia do pagamento.
  4. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, é liberado o documento de formalização do empréstimo para assinatura. O contrato deve ser entregue à instituição financeira.

Depois de todo o processo, o crédito é liberado na sua conta corrente.

É importante destacar que muitas instituições que fecham o contrato não emitem o crédito. Para conseguir o recurso, fazem parcerias com bancos e financeiras. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, contate a instituição.

Não assine nada antes de entender todas as partes do acordo.

Onde refinanciar

O refinanciamento de veículos podem ser feitos em instituições tradicionais, como bancos e financeiras, ou em empresas mais modernas. O mercado vem mudando e muitas fintechs, companhias de tecnologia focada em finanças, têm se destacado.

Essas instituições buscam oferecer condições de pagamento mais vantajosas, com taxas menores.

A Creditas é uma das fintechs que mais se destaca e cresce no mercado. Em especial no empréstimo com garantia de imóvel e veículo. Com ela, os juros são reduzidos, e a experiência do cliente melhora para tornar-se mais vantajosa que o empréstimos pessoal sem garantia.

Se colocar o carro para assegurar o pagamento, você consegue até 90% do valor dele.  Chama atenção também por estender o prazo em até 60 meses, com taxa mínima de 1,75% ao mês.

Leia também: Consequências da dívida ativa de IPVA e como pagar

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓