Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Posso vender ou comprar carro alienado?

Ao procurar um veículo usado para comprar, muitas pessoas descobrem que o bem está atrelado como garantia de financiamento ou empréstimo, que é chamado de alienação fiduciária. E essa questão sempre deixa muitas dúvidas quanto ao processo de compra e venda.

Neste post trouxemos informações valiosas para te orientar na hora de comprar um carro novo. Confira!

Como saber se um veículo está alienado?

Com uma consulta simples com a placa do veículo e o número do Renavan no site do Detran de seu estado.

É possível vender ou comprar carro alienado?

Sim. Esse fato não impede o dono de usufruir do bem como quiser, inclusive de coloca-lo à venda. Para isso, uma das partes envolvidas na negociação precisa quitar a dívida com a empresa credora.

Como funciona?

Para vender ou comprar carro alienado é preciso:

Liquidar o contrato: o novo proprietário pode optar por liquidar o contrato em andamento com dinheiro próprio ou realizar um Interveniente Quitante (IQ), que é um procedimento realizado pelas instituições financeiras em que o imóvel a ser usado como garantia já é garantia de outro financiamento ou empréstimo. Geralmente as empresas fazem uma análise de crédito para aprovar a operação.

Para fazer a substituição do alienante é preciso solicitar a mudança na empresa credora. Se isso não for feito, quem vendeu o automóvel continuará responsável pelas parcelas não pagas pelo comprador e pelos tributos.

Enquanto o novo dono não comprovar a quitação do empréstimo ou financiamento, o vendedor não deve cair na armadilha de entregar o bem antes.

Antecipar parcelas: o dono atual do bem adianta as parcelas e quita tudo antes de entregar o veículo, o que torna o valor final mais barato, pois os juros são eliminados.

Saiba o valor exato da dívida

Se você pretende quitar o débito precisa atentar para o valor a ser pago e verificar se tem condições de arcar com a dívida.

Verifique a documentação

Tanto para adquirir o carro quanto para vendê-lo é fundamental estar com todos os documentos atualizados. Esteja atento principalmente se tem IPVA atrasado, multas e se o licenciamento está em dia. Confira se a cor, o número do chassi, o modelo e outros itens estão corretos.

Leia também: Aprenda como comprar caminhões baratos em leilão

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓