Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

IPVA 2023 tem alta e assusta donos de veículos

Muitos proprietários de carros e motos já estão preocupados com a introdução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023. Isso porque, somente este ano, o Tribute é 22% mais caro considerando as avaliações de veículos de 2021.

Para o próximo ano, espera-se crescimento também, mas queda em relação ao ano anterior. “Em 2022, o aumento geral de veículos será menor do que em 2021. Portanto, o aumento do IPVA também será menor.” Porém, isso não significa que o imposto não vai onerar você. Podemos esperar um crescimento médio do IPVA em torno de 10% neste ano, o que é muito pesado para a situação atual de alto endividamento das famílias.

Cálculo do IPVA
O IPVA é calculado a partir da tabela Fipe elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Em suma, trata-se de considerar o valor de mercado praticado em setembro do ano anterior, ou seja, o imposto do ano seguinte incide ao preço de setembro de 2022. Em relação às taxas, depende da classe do veículo. Por exemplo, em São Paulo varia entre 1% e 4% do valor de mercado, veja:
Caminhões – 1,5%
Ônibus e micro-ônibus – 2,0%
Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) – 2,0%
Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos – 2,0%
Demais veículos, inclusive automóveis de passeio tipo “flex” – 4,0%
Veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras – 1,0%
Pagamento do IPVA
Segundo especialistas, as condições de pagamento do IPVA podem mudar devido a imposições de estado para estado. “Acredita-se que o fisco estadual, que perdeu muito arrecadação com a redução do ICMS dos combustíveis, deveria restabelecer o padrão de recolhimento, ou seja, descontos que variam de 3% a 6% para pagamentos à vista e até 3 vezes sem desconto para pagamentos em prestações”.
No entanto, também existem empresas homologadas pelo Detran-SP que oferecem parcelamento no cartão de crédito em até 18 vezes, como a Zapay. “Neste ano, a Zapay atendeu às necessidades de seus clientes criando uma forma de pagamento em que os motoristas podem aproveitar o 13º mês para antecipar parte do IPVA (mesmo sem juros) e parcelar o restante a partir de janeiro, ” a empresa explicou. Quanto ao pagamento de tributos, pode ser feito na agência bancária ou no aplicativo do banco parceiro. Para isso, o RENAVAM deve estar à mão.
Isenção do IPVA em 2023
Cidadãos que possuem veículo sabem que são obrigados a pagar o IPVA anualmente, mas a taxa pode ser dispensada em determinadas circunstâncias. Então confira a lista de veículos que estarão isentos do IPVA em 2023. Um dos fatores isentos do IPVA é o ano de fabricação do veículo. Entende-se que veículos produzidos entre 10 e 30 anos atrás estão isentos do imposto.
Mas é preciso ressaltar que as condições são estipuladas de acordo com cada Detran.
Confira as isenções do IPVA com base no ano de fabricação do veículo:
Veículos com 10 anos ou mais: Isenção nos estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
15 anos ou mais: Isenção nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro;
18 ou mais: Isenção no estado do Mato Grosso;
20 anos ou mais: Isenção nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
23 anos ou mais: Alagoas;
Veículos com 30 anos ou mais: Santa Catarina.
É importante destacar que nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a redução do IPVA é progressiva. Ou seja, quanto mais velho o carro, menos impostos você paga.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓