Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Fique por dentro de todos os detalhes sobre o IPVA atrasado

Com tantos compromissos financeiros no início do ano, os contribuintes podem perder prazos ou até mesmo pagar suas dívidas. Na fase tardia do IPVA, há uma série de consequências que podem prejudicar sua saúde financeira. Calma, um IPVA atrasado pode não ser uma infração de trânsito e pode não gerar pontos na carteira de motorista, mas sem ele é impossível licenciar um veículo.

O perigo está aqui, porque se você for bloqueado sem licença, cometerá uma violação muito grave. Seu carro pode ser apreendido até que o imposto seja pago, e você ainda será multado em 293,47 reais com 7 centavos na carteira.

Como consultar

Normalmente, você receberá uma carta dos correios informando sobre o valor e a data de pagamento do IPVA vencido. No entanto, você também pode verificar a dívida no site do tesoureiro do seu estado. Após acessar o site, basta fornecer os dados do RENAVAM e a placa do veículo. Você pode imprimir o boleto de pagamento no site. Você também pode ir a uma posição na tesouraria da cidade onde seu veículo é dourado para ver se há dívidas pendentes.

Se você ainda não pagou IPVA, saiba que pagar é mais fácil do que você imagina. Você pode quitar sua dívida online, na página do banco onde possui conta corrente, ou diretamente na agência física do banco. Para entender melhor como acabar com a dívida, confira os passos necessários:

  1. Acesse o site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado. Depois basta inserir a placa do veículo e o RENAVAM.
  2. Emita uma  guia de pagamento, chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD). Esse documento já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso.
  3. Escolha uma forma de pagamento: você pode quitar integralmente ou parcelar, com acréscimo de juros. Para quitar as prestações, é possível fazer o processo pelo site do Detran ou ir à Secretaria da Fazenda do seu estado para negociar a dívida.
  4. Pague o débito em um banco, posto de atendimento da Secretaria da Fazenda ou em uma casa lotérica.

Como parcelar o IPVA atrasado?

Para pagar o IPVA vencido, o proprietário do veículo deve acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Detran Estadual e publicar um guia que calcule a multa aplicável e publique uma data de pagamento atualizada. Para quem não tem recursos para pagar à vista, existe a opção de parcelar o IPVA atrasado.

Muitas vezes, os programas organizados pelo Estado para pagar dívidas pendentes oferecem boas condições para os contribuintes pendentes. Os descontos geralmente se aplicam a quem paga à vista e opta por quitar as dívidas em aberto nas amortizações. Os consumidores precisam avaliar cuidadosamente sua situação financeira ao escolher um método de pagamento.

Sempre que possível, os pagamentos à vista são a melhor opção, pois os descontos costumam ser maiores e os contribuintes podem sair dessa questão em aberto de uma vez por todas.

A instalação também pode ser uma opção interessante – já que as condições de pagamento dessa forma seguem uma rota conveniente. A maior questão em torno desses planos é a duração. Normalmente, essas ações acontecem no curto prazo, entre 1 e 2 meses, e nem todos os consumidores têm dinheiro suficiente para aproveitar a oportunidade e quitar suas dívidas com o governo nesse período.

Nesse caso, para efetuar os pagamentos e evitar incorrer em mais juros, uma alternativa interessante é buscar uma linha de crédito com juros baixos, como um empréstimo com garantia, e trocar a dívida por dívida mais barata com prazos de pagamento mais longos.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓