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Falamos quando é a hora certa de trocar os fluidos da direção e transmissão

Ao contrário do óleo do motor, o óleo da direção hidráulica e da transmissão não precisam ser trocados regularmente. Mas saber seu nível é uma coisa boa

Você não precisa ser um especialista em mecânica para saber que o óleo do carro precisa ser trocado de acordo com o prazo ou a quilometragem definida pelo fabricante do carro. Isso ocorre porque a temperatura de trabalho do lubrificante varia muito e é fácil de queimar para produzir resíduos e poluentes. No entanto, para sistemas como sistemas de direção e transmissão hidráulica, que são fechados e funcionam sem contato com esses tipos de contaminantes, há dúvidas sobre se seus respectivos fluidos precisam ser substituídos.

DIREÇÃO HIDRÁULICA

O Diretor de Serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni, esclareceu que, por não sofrer degradação mais severa como o óleo do motor, geralmente não há necessidade de substituir o óleo da direção hidráulica (geralmente um produto premium). Ele sugeriu: “É bom verificar com frequência a altura do tanque de armazenamento e prestar atenção a qualquer tipo de vazamento que possa ocorrer.” Em caso de vazamento por problemas na mangueira ou na conexão, o nível de óleo deve ser retificado após a correção do defeito.
Nassingbeni disse que uma certa quantidade de óleo do reservatório irá evaporar com o passar dos anos. Portanto, este nível também deve ser concluído. Outra coisa que pode ocorrer devido ao uso prolongado é a oxidação do produto, que pode ser evitada se for utilizado um fluido sintético. O diretor da Ford também alertou que não é aconselhável desenvolver o hábito de virar ao dirigir no final do percurso, pois isso superaquecerá o óleo e afetará sua deterioração.

50.000 km De acordo com Francisco Satkunas, engenheiro da Sociedade dos Engenheiros de Veículos Automotores (SAE Brasil), não há razão para trocar o óleo se a direção hidráulica do veículo funcionar corretamente. “Porém, alguns fabricantes recomendam que o fluido seja trocado a uma distância de cerca de 50 mil quilômetros. Por isso, o mais importante é seguir a determinação da fábrica”, alertou. O engenheiro sugeriu que, se o óleo hidráulico precisar ser substituído, este procedimento seja realizado em um concessionário autorizado ou oficina aprovada. Ele disse: “A tendência no futuro é que os carros utilizem cada vez mais a direção assistida elétrica, ou seja, equipamentos que não utilizam óleo e não possuem equipamentos como mangueiras ou bombas”.

Transmissão Francisco Satkunas confirmou que o óleo utilizado no sistema de transmissão para transmissões manuais e automáticas não necessita de ser trocado. “Basicamente, são usados ​​óleos mais tradicionais nas transmissões manuais, que são fáceis de encontrar e podem ser feitas com o nível do óleo baixo. Ele relatou que, no caso das transmissões automáticas, em comparação com as manuais, são mais finas Óleo, semelhante ao líquido que indica direção hidráulica. Para trocadores do tipo CVT ainda não descobertos, Satkunas disse que um óleo especial pode ser encontrado em empresas autorizadas. Ainda de acordo com ele, algumas marcas recomendam a substituição das transmissões automáticas a 60 mil quilômetros. Tanque de óleo, portanto, a melhor maneira é verificar as instruções corretas do fabricante em cada caso no manual do usuário.

Segundo Nascimbeni, a Ford só recomenda a troca do óleo da caixa de câmbio para veículos com quilometragem superior a 100 mil quilômetros e usados ​​em condições mais adversas (vale lembrar que ir à padaria ao lado de casa é um uso sério). Para veículos em condições normais de operação, não há necessidade de substituir o lubrificante. No entanto, ao enganchar o equipamento, esteja atento a qualquer tipo de vazamento ou ruído e nivele-o, se necessário. “

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Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

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