Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

2023 vai ser um bom ano para comprar ou trocar de carro?

Ter um carro é um grande sonho – literalmente. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, apoiada pelo Sebrae Brasil e IBQP, ter um carro é o terceiro maior sonho do brasileiro, depois de viajar pelo país e ter uma casa própria.

Com 2023 chegando, você deve estar se perguntando se vale a pena esperar o ano novo para comprar um carro ou mesmo trocá-lo, um marco muito importante na vida e uma decisão para trazer conforto e segurança para a sua viagem.

Se esta dúvida ainda persiste em sua mente, você está no lugar certo! Confira se comprar um carro em 2023 é um bom negócio, com base em dados e estatísticas.

Vale a pena comprar um carro em 2023?

As estimativas mostram que sim, juntamente com as estatísticas de 2021. Confira os dados que separamos sobre este tema:

Vendas de carros 2021

Esses números são muito positivos. Segundo a Federação Nacional dos Concessionários de Automóveis, ou Fenabrave, as vendas caíram em nenhum segmento.

Foram 2.566.235 novos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, alta de 14,6% em relação ao ano de 2020. Considerando as motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos, também houve um aumento de 13,58%, embora menor.

Em comparação com 2020, as vendas de caminhões aumentaram 46,79% e as vendas de ônibus aumentaram 26,83%, resultados muito bons.

Nos usados, o aumento foi menor, de 0,4% em relação a 2020, mas os números chamam a atenção: 14.275.382 unidades vendidas. Entre as “faixas etárias”, os usuários de 9 a 12 anos tiveram o maior aumento: 46,5%.

Vendas de carros 2021

A tendência observada no ano passado se mantém neste ano, com vendas muito boas de veículos novos.

Analisando os automóveis de passageiros e comerciais ligeiros, o volume de vendas acumulado nos primeiros nove meses de 2021 tev um aumento homólogo de 8,75%.

Na comparação de setembro de 2020 com agosto do mesmo ano, pode-se observar uma queda de 12,91%, mas isso pode ser explicado momento que vivemos, o que significa vendas menores.

Projeção de Fenabrave

A previsão da Fenabrave para as vendas de carros novos para o ano é revisada com base no desempenho da indústria automobilística e em outros indicadores importantes, desde a economia até a política nacional, que interferem no comportamento do consumidor.

A última previsão divulgada pela associação até o momento é de que 2,79 milhões de veículos sejam vendidos em 2023, um aumento de 9,01% em relação ano de 2021.

Se a previsão se confirmar (deve acontecer ou muito próximo), uma média de 7.643 carros são vendidos por dia. Isso significa que 318 carros novos são vendidos a cada hora, 5 a cada minuto!

Principais lançamentos do crédito para compra de veículos

Se as vendas de carros estão em alta, não é de se estranhar que as instituições financeiras dêem bom crédito ao consumidor, já que a compra de um carro, moto, ônibus, caminhão ou outro veículo exige um investimento substancial.

SABER MAIS SOBRE FINANCIAMENTO CLIQUE AQUI!

Isso é exatamente o que está acontecendo. De acordo com o balanço divulgado pela Associação Nacional das Empresas Financeiras dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anef), as instituições financeiras liberaram R$ 115,7 bilhões em setembro de 2019 para a compra de carros a prazo.

Este valor inclui carros usados ​​e novos e é muito importante. Em média, equivale a liberar 3,856 bilhões de reais por dia para a compra de carros!


Tudo o que você precisa saber sobre como comprar um carro em 2023

Com base nas estatísticas e estimativas que vimos, fica claro que o mercado automotivo está indo bem e provavelmente continuará em 2023.

É certo que esses números ainda estão longe dos patamares históricos, mas isso não diminui a relevância demonstrada pelo mercado automobilístico brasileiro. Apenas para fins de comparação, foram vendidos 3.801.859 carros novos em 2012 e 3.767.254 em 2013, segundo dados da própria Fenabrave.

Ainda assim, o mercado está indo bem há algum tempo e é provável que continue, especialmente com as liberações de crédito positivas que vimos antes.

Além disso, em termos alguns lançamentos, o que deve esquentar muito esse mercado.

Portanto, se você já tem planos de comprar um carro novo, não tema. Pesquise os melhores modelos para ver quais lideram em números de vendas e aceitação do cliente em suas respectivas categorias e tome uma decisão informada.

Depois de atingir esse objetivo, não se esqueça de investir em acessórios originais para carros que combinem exatamente com o seu gosto e agreguem ainda mais em termos de função, estética e estilo!

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓