O seguro Uber é uma solução muito útil para motoristas de aplicativos, especialmente em situações de trânsito sensíveis.
Tudo o que você precisa saber sobre o seguro Uber
O Uber Insurance é um dos métodos mais recentes oferecidos pelas empresas de proteção de veículos neste mercado.
Com a alta demanda por serviços, cada vez mais pessoas começam a se preocupar com questões de segurança, assim como motoristas, passageiros e locadoras de veículos.
Diante dessa medida preventiva, a Uber Brasil firmou parceria com a Chubb Seguros em 2016 para prestar esse serviço de forma simplificada.
No entanto, é necessário ressaltar que este seguro cobre apenas o seguro de acidentes pessoais (APP) de passageiros. Então, você quer saber sua cobertura e benefícios?
Qual é o seguro do Uber?
Assim como a maioria dos proprietários de automóveis de passageiros opta por usá-los, muitos motoristas do Uber também fizeram essa escolha.
Segurança e comodidade em situações inesperadas são os principais motivos para a contratação deste serviço.
No entanto, um carro usado como Uber pode ser considerado um meio de transporte público. Além disso, por passarem muito tempo trabalhando na rua, estão mais suscetíveis a acidentes, colisões e furtos.
Nesse sentido, o seguro do Uber pode trazer tranquilidade em caso de imprevistos. Embora seja um custo, se o motorista precisar usá-lo, ele vai economizar muito dinheiro no final.
Isso acontece porque, em muitos casos, comparando-se as franquias do seguro e as contas de garagem, a primeira fica mais barata.
Quais são as principais funções do seguro da Uber?
Na hora de contratar algumas das características do melhor seguro Uber são essenciais.
Afinal, os carros usados para fins comerciais têm necessidades diferentes dos carros caracterizados pelos automóveis de passageiros.
Para ajudá-lo a analisar quais são as melhores opções do mercado, separamos as funções básicas que o seguro Uber deve ter.
Continue após o anúncio
Proteção contra acidentes pessoais de passageiros
O primeiro recurso é a proteção do seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP).
Além disso, embora o Uber garanta essas condições, o seguro privado também é um suporte para os motoristas.
Modo abrangente
Além disso, o seguro abrangente do Uber expande sua cobertura, tornando-o a escolha ideal para carros usados no transporte público ou comercial.
O suporte para colisões totais ou parciais, furtos e roubos também pode ser usado como cobertura de seguro para o Uber, bem como:
Danos mentais a passageiros e terceiros;
Reparar ou substituir pára-brisas e janelas;
Assistência 24 horas.
Apoiar responsabilidade civil seletiva para veículos
Outra característica importante que o melhor seguro da Uber deve incluir é a cláusula opcional de Responsabilidade Civil Veicular (RCF).
Esta cláusula é muito importante porque garante que em caso de colisão com outros veículos, será coberto por um terceiro.
Seguro de veículos de passageiros
É muito importante que, ao se inscrever no seguro de carro, alguns motoristas não tenham informado a finalidade do uso do carro no momento da inscrição.
No entanto, é importante notar que a adesão aos serviços tradicionais de seguro automóvel não é uma prática recomendada.
Por outro lado, o seguro da Uber tem como foco os veículos utilizados no transporte de passageiros.
Se a seguradora souber que o veículo foi utilizado para este fim, a seguradora tem o direito de não ser responsabilizada pelos danos causados nas condições acordadas no contrato.
Como funciona o Uber Insurance?
Assim como o seguro tradicional, o atendimento da modelo do automóvel com o Uber segue os termos do contrato.
Portanto, existem diferentes coberturas, cabendo ao motorista escolher a cobertura que deseja contratar.
Ativação de seguro Uber
Em caso de colisão com perdas parciais ou totais, quando o seguro for acionado, os profissionais da seguradora irão ao local para vistoriar o veículo para entender como ocorreu a colisão.
Após a análise, o carro será rebocado e encaminhado para a oficina da cooperativa para orçamento de manutenção, cabendo ao motorista decidir se paga a franquia, o seguro de uso ou arca com os custos de manutenção.
Se optar por pagar por conta própria, após a confirmação da sua conta, a seguradora garantirá à oficina de reparação para a realização da reparação.
Nessa altura, o condutor terá um prazo para voltar a levantar o carro.
Para os demais casos, o primeiro passo também será entrar em contato com a seguradora para emissão de nota fiscal.
No entanto, a ordem de resolução irá variar de acordo com as características do serviço a ser executado.
É realmente necessário comprar um seguro para o Uber?
Há algum tempo, para começar a trabalhar como Uber, é necessária a apresentação de documentos que comprovem o seguro de acidentes de passageiros.
No entanto, a partir de 2016, a empresa firmou parceria com a Chubb Seguros Brasil S.A.
Desde então, o próprio Uber passou a facilitar os trâmites burocráticos para a assinatura desse tipo de contrato de seguro.
No que se refere ao seguro contra furto, furto e colisão, não há apólice da empresa que obrigue os motoristas parceiros a contratarem este serviço.
Mas é importante lembrar que os carros usados para transportar passageiros passam muito tempo na rua, aumentando a probabilidade de eventos imprevistos.
Mesmo que não haja obrigação, é altamente recomendável adquirir um seguro para o Uber.
Afinal, esse serviço trará mais conforto e segurança aos motoristas nos momentos delicados do dia a dia.