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Todos os tipos de câmbio de carro (tudo em um lugar)

O câmbio ou a transmissão ou a macha é um dos itens mais importantes de um carro ou de qualquer veículo. É o câmbio que defini a potência do motor.

Mas você sabia que existem outros tipo transmissão diferente?

Até recentemente, existia somente dois tipos de caixa de câmbio para automóveis: manual e automática. No entanto, existem outros modelos, como embreagem dupla e CVT. Todas as modificações feitas pelo mercado utilizam alta tecnologia e proporcionavam uma experiência diferenciada ao motorista.

A seguir explicaremos os princípios de funcionamento, vantagens e desvantagens de cada tipo de transmissão automotiva, e como escolher a transmissão adequada de acordo com a situação do motorista. vamos?

CÂMBIO MANUAL OU MECÂNICO

É o tipo de transmissão mais popular do Brasil e está presente na maioria dos veículos que operam no país. A ideia é simples: por meio de uma série de marchas, a potência do motor é transmitida às rodas por meio da embreagem.

Nas caixas de câmbio manuais, o motorista realiza as mudanças por meio do joystick próximo à caixa de câmbio. Ao mesmo tempo, o pedal da embreagem deve ser ativado e a mudança de marcha concluída.

As vantagens:

O valor desses veículos é geralmente menor do que outros tipos de caixas de câmbio. Quando usado corretamente, o veículo pode ser melhor controlado. De fácil manutenção.

As desvantagens:

Conforme as peças se desgastam, os reparos se tornam mais frequentes. Mudar de marcha requer maior habilidade e atenção do motorista. A mudança de marcha errada resultará em maior consumo de combustível.

CÂMBIO AUTOMÁTICO

Esta é uma transmissão que proporciona ao motorista o máximo conforto durante a condução. Isso ocorre porque a mudança de marcha aqui não requer nenhuma ação da pessoa responsável.

A transmissão automática não funciona por engrenagens, mas por um conjunto de discos. Cada engrenagem equivale ao número desses discos, e eles serão alterados automaticamente. Afeta diretamente o motor.

As vantagens:

Conforme o manual, além de evitar “solavancos” durante a troca de marchas, é mais fácil e confortável. Geralmente dura mais do que outros tipos de transmissão.

As desvantagens:

A manutenção costuma ser mais caro, além de mais complexa.

CVT

Em termos de troca, a transmissão continuamente variável é um dos tipos mais avançados tecnologicamente. Comparado com o modelo anterior, o CVT não possui engrenagens predefinidas. Essa transmissão é feita por meio de um sistema de correias, como se fossem infinitas engrenagens.

A comunicação CVT é muito popular no Japão e quase indispensável em veículos autônomos porque também é um sistema automático. Outro tipo de veículo que usa este modelo de transmissão é um veículo híbrido.

As vantagens:

Proporciona um melhor desempenho do veículo,
Menor consumo,
Dá mais conforto ao dirigir.

As desvantagens:

Os veículos com câmbio CVT possuem os valores mais altos,
Tem trocar regular de óleo

CÂMBIO AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM

Nesse tipo de transmissão, existe um sistema de embreagem que realiza a troca de marchas, semelhante ao utilizado nas transmissões manuais. Nesse caso, a diferença é que o motorista não precisa mudar de marcha.

É utilizado com caixa de câmbio de duas marchas. Quando o motorista está em uma determinada marcha, o sistema pré-pendura na próxima marcha. Portanto, quando o driver muda, a troca está pronta.

As vantagens:

Troca de marchas é mais rápida,
Consumo de combustível é um pouco menor do que o manual.

As desvantagens:

Necessita de manutenção profissional,
Os modelos geralmente são mais caros.
Antes de escolher, a melhor opção é testar esses modelos e ver qual modelo é o mais adequado.

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Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

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