Seguro ou proteção de veículos

anúncio

Seguros e proteção de veículos: qual a diferença entre eles? Tire suas dúvidas antes de escolher a melhor opção para você e seu veículo!

Ao escolher a melhor forma de proteger seu veículo, você pode ter perguntas sobre seguro e proteção de veículo.

Muitos motoristas brasileiros acham que seguro e proteção de veículos são sinônimos, mas não é o caso. Existem diferenças entre eles e entender cada um desses dois tipos de proteção é a melhor maneira de decidir um ou outro.

Você sabe a diferença entre seguro e proteção de veículos? Você conhece as vantagens e desvantagens de cada opção e qual é a melhor opção para você e seu veículo?

Neste artigo, coletei informações importantes sobre seguro e proteção de veículos para ajudá-lo a escolher o seguro que melhor atende às suas necessidades. Verificar!

O que é proteção de veículos?

A proteção de veículos é um sistema de proteção de veículos operado com fundos criados por associações sem fins lucrativos. Quando uma pessoa contrata a proteção do veículo, ela se torna um funcionário do sistema.

O sistema operacional de proteção do veículo é chamado de alocação. Entre eles, a associação cria um fundo por meio de mensalidades pagas pelos associados. Quando os funcionários precisam de proteção para o veículo – seja por causa de uma colisão ou roubo de seu veículo – o sinistro é pago com dinheiro arrecadado do fundo.

Você entende como funciona? Muitos motoristas pensam que a proteção do veículo é uma coisa nova, mas não é. Na década de 1980, surgiu em Minas Gerais a primeira associação com essa finalidade, quando os caminhoneiros se reuniram e criaram um sistema de assistência mútua, ou seja, a distribuição.

Se ocorrer uma reclamação, ela será reembolsada diretamente. Além disso, por serem implantados por meio de associações sem fins lucrativos, a mensalidade é mais barata em relação ao seguro, conforme demonstrado a seguir.

Proteção e seguro de veículos: qual a diferença entre eles?

Comecei esse texto dizendo que proteção e seguro veicular não são sinônimos, certo? Mas qual é a diferença entre esses dois serviços de proteção de veículos?

Bem, a principal diferença entre eles é que o seguro vem de uma organização privada.

Como o Brasil tem muitas seguradoras, os motoristas podem enfrentar preços e serviços relacionados a seguros muito diferentes. Como você viu no tópico anterior, a proteção de veículos vem de cooperativas sem fins lucrativos.

Essa diferença afeta diretamente o valor cobrado. Na prática, o seguro é mais caro do que a proteção do veículo.

Outra diferença significativa entre seguro e proteção de veículos tem a ver com as regras que regem esses serviços.

As seguradoras privadas devem obedecer à Política de Supervisão de Seguros Privados (Susep), que possui regulamentação específica para os tipos de serviços.

Por outro lado, a associação de proteção veicular não possui legislação específica. O que está acontecendo hoje é que a cooperativa de proteção de automóveis é administrada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que fiscaliza todos os tipos de cooperativas, não apenas as cooperativas de proteção de automóveis.

E quanto à burocracia? Quando atentarmos para esse aspecto, veremos também a diferença entre seguro e proteção de veículos, porque este é muito menos burocrático do que o primeiro porque é feito através do sistema de rateio.

O que o seguro e a proteção de veículos cobrem?

De um modo geral, pode-se dizer que as seguradoras e as cooperativas de proteção de veículos oferecem cobertura de seguro muito semelhante, pois ambas oferecem proteção contra roubo ou furto, incêndio, acidente, inundação, indenização de terceiros e serviços de chaveiro, reboque ou mecânica.

Como você pode ver, o valor entre seguro e proteção de veículos pode ser bem diferente. A seguradora analisa os dados pessoais do motorista (o que não é o caso da proteção de veículos) e outros aspectos, como endereço residencial, modelo do veículo e status da garagem.

No caso do seguro, o cliente paga um valor fixo – geralmente em prestações. Quanto à proteção de veículos, as taxas devem ser pagas mensalmente, caso contrário não poderão participar do sistema de rateio.

Como escolher entre seguro ou proteção de veículos?

Depois das informações que forneci neste artigo, certamente ficou mais fácil decidir entre seguro privado ou proteção de veículos. No entanto, antes de assinar qualquer contrato, analise cuidadosamente seus termos e verifique se o serviço do contrato atende às suas expectativas. Além disso, converse com outros motoristas.

anúncio

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar