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Samsung: A Incursão nos Caminhões Pesados que Quase Deu Certo

A Samsung é uma marca globalmente reconhecida por uma ampla gama de produtos que incluem celulares, notebooks, televisores, geladeiras e máquinas de lavar roupa. No entanto, poucos conhecem a história curiosa da incursão da Samsung no mercado de caminhões pesados nos anos 1990. Embora essa empreitada tenha sido de curta duração e tenha tido menos sucesso em comparação com seus eletrônicos de consumo, é uma narrativa intrigante que vale a pena ser explorada.

A Paixão de Lee Kun-hee

Tudo começou com Lee Kun-hee, um verdadeiro entusiasta de automóveis, que também foi um antigo funcionário da Samsung. Lee Kun-hee, que infelizmente nos deixou em outubro de 2020 aos 78 anos, era um colecionador de carros antigos e raros. Impulsionado por sua paixão pelo automobilismo, ele propôs à Samsung a entrada no setor automotivo em 1987, com o objetivo de competir com a Hyundai.

Inicialmente, a ideia não foi bem recebida pelos diretores da Samsung e foi descartada. No entanto, a determinação de Lee Kun-hee permaneceu inabalável, e com o tempo, ele ascendeu à presidência do grupo Samsung, o que possibilitou o ressurgimento de sua ideia.

O Plano de Lee Kun-hee

Para convencer a alta administração da Samsung e dar fundamento ao seu plano, Lee Kun-hee realizou uma apresentação impactante. Ele alegou: “Estudei a indústria automobilística mais do que qualquer outra pessoa e conheci muitas pessoas. Li e assinei quase todas as revistas automotivas do mundo e conheci quase todos os executivos e técnicos dos principais fabricantes de automóveis do mundo. Não comecei espontaneamente, mas preparei e pesquisei tudo cuidadosamente durante 10 anos.”

O governo sul-coreano, inicialmente cético em relação ao plano, não via com bons olhos a incursão da Samsung na indústria automobilística. No entanto, com o rigoroso planejamento de Lee Kun-hee, uma alternativa surgiu: a incursão no mercado de caminhões. Essa abordagem era viável porque a Samsung já possuía a Samsung Heavy Industries, uma empresa do grupo especializada na fabricação de máquinas para construção civil e navios de grande porte.

O Surgimento dos Caminhões Samsung

Em 1994, a Samsung deu início à produção de caminhões. Em vez de criar um modelo do zero, optou por licenciar a produção, e sua parceira nessa empreitada foi a Nissan. O primeiro caminhão a ostentar o nome Samsung foi o SM510, que, na realidade, era uma versão rebatizada do Nissan Big Thumb.

O Samsung SM510 era equipado com um motor V8 de 17 litros de aspiração natural, capaz de gerar 340 cv de potência. O segundo modelo oferecido pela empresa era o Samsung SM530, que também contava com um motor V8 de 18 litros, entregando impressionantes 370 cv de potência.

A Incursão na Europa

A Samsung visava caminhões pesados, no entanto, os modelos SM tinham uma capacidade de carga limitada a 18 toneladas. Insatisfeita com essa limitação, a Samsung voltou sua atenção para o mercado europeu e firmou uma parceria com a montadora alemã MAN, que hoje faz parte do Grupo Traton.

Os modelos Samsung-MAN foram baseados na série F da MAN e apresentavam motores D28 de 12 litros e 6 cilindros em linha, proporcionando a mesma potência de 370 cv que o motor V8 da linha SM. A transmissão era uma ZF de 16 velocidades, e os modelos tinham capacidade de carga de até 22 toneladas. Essa abordagem agradou aos clientes que viram a oportunidade de adquirir um caminhão que combinava a eficiência europeia com uma marca conhecida por eles.

O Sucesso e a Reviravolta

Com o sucesso inicial, em 1996, a Samsung criou um departamento independente para a venda desses caminhões e começou a exportar modelos de sua parceria. No entanto, em 1997, os países asiáticos foram atingidos por uma grande crise econômica que fez a Samsung repensar toda a sua estratégia.

A empresa elaborou um plano de venda, no qual três montadoras (Renault, Scania e Volvo) demonstraram grande interesse no negócio. A Renault era a mais cotada para a aquisição, mas a Samsung desistiu do plano. Em vez disso, optou por introduzir um modelo de 3,5 toneladas, um Veículo Urbano de Carga (VUC).

Em 1998, a Samsung apresentou o SV110, baseado no Nissan Atlas F23, mas enfrentou dificuldades de vendas devido a problemas de projeto, incluindo uma suspensão incapaz de suportar a carga total do veículo. Ao final das contas, a Samsung conquistou apenas 4% de participação no mercado.

O Fim da Divisão de Caminhões

Em 2002, oito anos após o início da produção de caminhões, a Samsung encerrou sua divisão de veículos pesados. A Nissan Diesel, que fabricava os modelos, se tornou a UD Trucks em 2010 e, posteriormente, foi vendida para o Grupo Volvo. A Volvo, por sua vez, vendeu a UD Trucks para a japonesa Isuzu em 2022. É importante destacar que a Volvo já havia adquirido a Samsung Heavy Industries Construction Equipment, a divisão de escavadeiras e tratores.

Atualmente, a Samsung Heavy Industries concentra seus esforços na produção de navios de grande porte para o transporte de cargas em geral e cargas gaseificadas. A incursão nos caminhões pode ter sido curta, mas é um capítulo fascinante na história da Samsung, revelando a determinação e visão de Lee Kun-hee.

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Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

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