Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Saiba detalhes sobre juros abusivos no financiamento de veículos

Inúmeros brasileiros que desejam ter seu próprio carro enfrentam interesses abusivos no financiamento de automóveis. O Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo, e o abuso das taxas de juros ajuda a mantê-las altas. Como a empresa tem várias despesas operacionais, os juros acabam sendo maiores, então alguns desses custos são repassados ​​aos consumidores.

Portanto, é importante observar que os juros de seu contrato estão alinhados com a margem de referência do banco central, conforme demonstrado abaixo. Ao comprar um carro, os compradores geralmente precisam fazer uma determinada entrada e refinanciar o restante. Ao fazer esse tipo de financiamento, há uma taxa de juros cobrada e é aí que você precisa ficar atento.

De acordo com o banco central, as taxas de juros mensais para compra de carros variam entre 0,78% e 3,75%. Portanto, antes de fechar a negociação, compare as taxas de câmbio e veja se você pode negociar, compare as taxas, veja se é possível negociar e tenha como referência os dados fornecidos pelo BC.

Caso você já tenha feito o financiamento, revise o contrato e veja qual a taxa de juros que você está pagando .No documento também deve constar o Custo Efetivo Total da operação. Caso os juros cobrados sejam maiores que o permitido é possível entrar judicialmente com uma ação contra o credor para revisar seu contrato e adequar as taxas que você paga, o que é chamado de ação revisional.

Como fazer a ação revisional?

É preciso procurar um advogado especializado no tema. Esse profissional vai ajudar a encontrar irregularidades presentes no documento e identificar se de fato há a cobrança indevida de juros no financiamento do seu veículo. Ouça diferentes opiniões sobre o seu contrato. Entrar com uma ação envolve custos, então coloque na ponta do lápis. Outra opção é pesquisar por um empréstimo em uma instituição que ofereça juros baixos. Com uma taxa reduzida, é possível quitar a dívida antiga e fugir da aplicação abusiva dos juros. 

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado privado é realizado com desconto direto na folha de pagamento, o que diminui os riscos da operação e proporciona taxas de juros ainda menores. É necessário ser funcionário com carteira assinada de uma empresa parceira da instituição financeira.

Empréstimo com garantia de automóvel

O consumidor oferece o seu carro como garantia para obter crédito. Como se trata de uma modalidade com baixo risco, justamente por possuir um bem que garante que a dívida será quitada, é muito vantajosa para quem tem um veículo. Os juros são mais baixos, o processo de contratação é rápido e o prazo para o pagamento do empréstimo é maior. O automóvel não fica retido com a instituição financeira durante o período de contratação do empréstimo.

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel oferece taxas de juros muito atraentes, sendo uma opção mais voltada para quem precisa de uma modalidade de empréstimo com valores mais altos. A residência é apenas uma segurança a mais para a negociação, o que possibilita que as taxas sejam ainda mais baixas. Se você tiver um imóvel ou veículo próprio e quiser conhecer melhor as taxas, valores e parcelas, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo.

Leia também: Aprimore suas habilidades para estacionar

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓