Muitas pessoas têm sonhos e poucas sabem que podem realizar seus sonhos sem gastar dinheiro. Sonhar com a carteira de motorista faz parte da vida de muitos brasileiros, e eles não conseguem realizar esse sonho por falta de condições financeiras. A boa notícia é que existe um programa social que oferece CNH (Carteira Nacional de Habilitação) gratuita aos interessados.
O programa se chama CNH Gratuita ou CNH Social. Esse programa é oferecido pelo governo do estado em parceria com o DETRAN e tem como objetivo atender pessoas de baixa renda que não podem arcar com os serviços necessários para a obtenção do alvará. O programa foi criado em 2011 e já atingiu milhares de pessoas. Ter uma CNH dá aos candidatos benefícios além do atletismo.
É importante ressaltar que o CNH Gratuita ou o CNH Social são totalmente gratuitos e os candidatos não pagarão nenhuma taxa. Resumindo, você fará todos os exames, aulas teóricas, práticas, testes de graça. Se acontecer de eles serem cobrados, não pague e denuncie imediatamente.
Como todos os programas oferecidos pelo governo, o CNH Gratuita ou o CNH Social têm alguns que exigem a sua participação.
Alguns dos requisitos para que você possa se inscrever no programa:
A renda familiar total não ultrapassa dois salários mínimos.
Não há nada registrado na carteira de trabalho.
Ter uma deficiência física.
Com a função de agricultura rural, a renda não ultrapassa dois salários mínimos.
Frequentar qualquer escola pública regularmente e ter um bom desempenho em sala de aula.
Passe a polícia enquanto cumpre uma sentença.
Comprove que está desempregado há mais de 1 ano.
Ter pelo menos 18 e 27 anos na data da inscrição.
O benefício vale também para profissionais que buscam alternativas no mercado de trabalho e atuam como motoristas de ônibus, frentistas e motociclistas.
Como se inscrever e qual é o primeiro passo?
Alguns estados possuem sites do DETRAN, outros estados os candidatos devem comparecer pessoalmente. Você pode fazer uma pesquisa pessoal para ver se o Detran do seu estado oferece esse serviço online. Exemplos de estados que possuem este serviço online são Pernambuco e Espírito Santo. Os interessados devem sempre saber quando se iniciam as inscrições.
A inscrição não significa que você já está inscrito no programa, o mais necessitado é escolhido antes da consideração e, como as inscrições são muito altas, haverá empate. Os nomes dos vencedores serão divulgados pela rede de comunicação.
Após concluir o cadastro, é necessário trazer todos os seguintes documentos para a unidade de atendimento operacional cadastrado no momento do cadastro no site: (original e Xerox).
prova de renda
prova de endereço
Documento de Identidade Original (RG/CPF)
Se não tiver rendimentos, deve preencher e assinar uma declaração;
Comprovante de residência atual;
Fique atento e não perca esta oportunidade. boa sorte!