É comum que muitos motoristas cheguem a um posto de gasolina e haverá problemas entre eles. Gasolina comum, aditivada ou premium, etanol comum ou aditivado? Qual escolher?
Para esclarecer as dúvidas mais comuns no reabastecimento, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen licenciado pela Shell, explicou a diferença de combustível para que você escolha o veículo mais adequado para você.
Gasolina comum
No Brasil, de acordo com a regulamentação da ANP (Administração Nacional do Petróleo), toda a gasolina vendida no país (seja gasolina comum ou aditivos) deve conter 27% de etanol anidro, que é quase totalmente isento de água. Para a gasolina premium, o valor é de 25%.
O etanol é usado como um agente antidetonante para a gasolina, o que permite que a gasolina queime no momento ideal e ajuda a melhorar o desempenho.
Hoje, a octanagem da gasolina comum e da gasolina aditiva vendida no Brasil deve ser de pelo menos 92 octanas RON. O número de octanas é um número que indica a capacidade de um combustível de suportar as altas temperaturas e pressões na câmara de combustão de um motor antes de detonar. Quanto maior o número de octanas, maior será a resistência à detonação e melhor será o desempenho do veículo.
Gasolina aditivada
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a gasolina aditiva não aumenta a potência do motor, mas a gasolina comum aceita aditivos que ajudam a melhorar o desempenho e o rendimento do veículo e também ajudam a limpar o motor.
Pose disse: “A adição contínua de aditivos ao combustível pode evitar o acúmulo de partículas, que podem prejudicar o desempenho do motor, o que se reflete nos problemas de curto prazo no veículo.
Etanol comum
O etanol hidratado produzido a partir da cana-de-açúcar contém cerca de 4,5% de água e possui um índice de octanagem de 110 RON, superior ao da gasolina. Embora a alta octanagem indique que o etanol pode resistir melhor à compressão do motor e aumentar sua potência, seu valor calorífico é cerca de 30% menor do que a gasolina. Ou seja, por não gerar quase nenhum calor e queimar rapidamente, o motor precisa de mais etanol para queimar, então seu consumo é maior.
Mas o etanol tem outras vantagens. Perth explicou: “Como o etanol é mais limpo que os combustíveis fósseis, ele ajuda a reduzir a formação de resíduos prejudiciais ao motor. Também emite menos dióxido de carbono do que a gasolina e polui menos o meio ambiente.”
Gasolina premium
Os veículos com motores de alto desempenho requerem combustíveis com um índice de octanas mais alto porque têm mais potência. Para esses carros, é recomendado reabastecer com gasolina premium com um número de octanas de pelo menos 97 RON. Engana-se quem pensa que vale a pena reabastecer qualquer veículo com gasolina premium.
“Mesmo os motores flexíveis ou de pequeno deslocamento podem funcionar com combustível de alta octanagem. Porém, a diferença de desempenho é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho”, avisa Pose. Se você não tiver certeza se a gasolina premium é adequada para seu carro ou motocicleta, consulte o manual do proprietário
Etanol com aditivos
Como a gasolina, o etanol com aditivos é um combustível comum que recebe aditivos para melhorar o desempenho do motor. Mas se o etanol é naturalmente “mais limpo” que a gasolina, há alguma vantagem na versão aditiva? Sim!
“O acúmulo de sujeira na válvula de admissão e no injetor não é apenas um mau funcionamento do combustível. O lubrificante que circula no motor, seja na forma líquida ou vapor, é uma das principais causas desses resíduos. Por esse motivo , O método mais adequado para motoristas de veículos híbridos que gostam de etanol é adicionar aditivos.