Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de veículos no final do ano

A Prefeitura de São Paulo informou que vai suspender o rodízio de veículos para o período de festas de fim de ano, a partir do dia 26 de dezembro. A medida vale até o dia 6 de janeiro de 2023, sexta-feira. O rodízio volta a vigorar a partir da segunda-feira, 9 de janeiro. Motoristas devem ficar atentos à data de retorno para não incorrer em infração de trânsito, que gera multa e pontos na carteira.

No entanto, é importante frisar que no período, vão continuar valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Como funciona o rodízio?

Vale lembrar que durante o rodízio municipal de veículos ficam impedidos de circular pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A tabela funciona da seguinte forma: durante as segundas não podem circular veículos com finais de placa 1 e 2. Já nas terças, 3 e 4. Nas quartas, são 5 e 6; nas quintas, 7 e 8; e nas sextas, 9 e 0. Isso nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista implica em infração de trânsito de nível médio, o que resulta em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos no prontuário do motorista.

Atualmente, o rodízio funciona da seguinte forma: Pela manhã, vale das 7h às 10h. Já durante a tarde e à noite, a fiscalização começa às 17h e finaliza às 20h. Durante esse período, se você circular pelas vias que integram o rodízio, você levará uma multa.

Para saber se no seu caminho você passará por algum local que faz parte do rodízio, é necessário seguir alguns passos:

Rota sem rodízio no Google Maps
  • Abra o aplicativo e toque no ícone de sua conta do Google (canto superior direito da tela).
  • Selecione “Configurações”.
  • Aperte “Configurações de navegação”.
  • Selecione “Evite multas de rodízio”.
  • Toque em “Salvar seu dia de rodízio” e informe o dia de seu rodízio e o final de sua placa.
É importante ressaltar que quem desrespeita a lei e trafega em local e horário não permitido é punido com uma infração média. Por isso, recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e arca com o valor de R$ 130,16.
O rodízio de veículos, que também é chamado de Operação Horário de Pico, é uma medida de gestão da demanda do transporte utilizada para estabelecer proibições à circulação de diversos tipos de veículos, em certo tempo ou lugar, e é utilizada principalmente dentro de zonas urbanas ou em situações de emergência.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓