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Por que um caminhão de 400 cavalos puxa um trailer, enquanto um supercarro com mais de 1.000 cavalos não pode?

Quem gosta de carros deve ter visto aqueles super carros esportivos, como Bugatti, Koenigsegg ou Ferrari, que têm altíssima potência, milhões de preços e tecnologia de ponta em cada parafuso.

Por exemplo, o novo Bugatti Centodieci com preço de 35,4 milhões de reais está equipado com motor de 8 litros, 16 cilindros W, potência máxima de 1.600 cavalos e torque de 1.600 Nm.

Este carro pode atingir cerca de 380 km / he 300 km / h em 13 segundos.

Mesmo com tantos atributos de potência, esse veículo não consegue rebocar cargas, como um caminhão com potência cinco vezes menor.

Mas como?

A resposta pode ser simples, depende do seu ponto de vista. Os caminhões são usados ​​para transportar cargas e esse tipo de carro é usado para acelerar.

Mas a lista de peças para esses dois carros é muito longa, então cada peça pode atender às suas necessidades.

Inicialmente, construir caminhões era diferente. É grande e resistente, e é feito de um chassi projetado para transportar cargas. Isso se traduz em força, mas também em peso. Por sua vez, o carro precisa ser forte e leve, seguro para os ocupantes e capaz de acelerar muito rapidamente.

O motor também é diferente. Os motores desses carros só precisam de potência e torque para acelerar. O torque do carro é de 1.600 Nm, o mesmo que a versão de 320 cavalos do motor de 9 litros da Scania. Mesmo em encostas íngremes, o motor do caminhão precisa de mais potência (torque) para puxar a carga.

O sistema de rotação também é muito diferente. A rotação do motor de um superesportivo pode chegar a 10.000 RPM, enquanto a velocidade de um caminhão tem o melhor torque na faixa econômica, cerca de 1.200 a 1.600 RPM.

Além disso, os motores dos caminhões são projetados para fornecer potência máxima na velocidade mais baixa possível, enquanto os carros fornecem potência e torque máximos em altas velocidades.

Um fator determinante é a relação de transmissão. Um supercarro esportivo pode chegar a mais de 50 km / h na primeira marcha, enquanto um caminhão dificilmente pode ultrapassar 10 km / h na mesma marcha. Certos caminhões, como o FH da caixa de câmbio I-Shift equipado com engrenagens superredutoras, só podem viajar a uma velocidade de 500 metros por hora (0,5 km / h).

Essa diferença indica que a relação de transmissão dos caminhões é muito menor que a dos carros. Além disso, o carro esporte mencionado no artigo tem sete marchas, e um caminhão pode ter 12, 16 ou 18 marchas. Alguns caminhões podem ter até quatro marchas à ré.

E se ele puder travar?

Basicamente, se você puder pendurar uma ferramenta em um carro potente, ela ficará parada em vez de se mover no lugar, e o caminhão já será capaz de mover a carga assim que o motorista começar a soltar a embreagem.

Mesmo se o carro puder mover a carga, ele perderá potência quando for levantado pela primeira vez na estrada porque a caixa de marchas não tem uma relação de marcha baixa o suficiente para superar a inclinação.

Outro problema é a durabilidade. O motor do caminhão pode manter a faixa de potência total por várias horas sem problemas. Por outro lado, os motores dos carros superesportivos são projetados para gerar muita potência em um curto período de tempo. Se esse carro permanecer na faixa de RPM por muito tempo, poderão ocorrer superaquecimento e outros problemas.

O motor de um caminhão também pode viajar centenas de milhares ou até milhões de quilômetros sem nenhum problema, enquanto a vida útil do motor de um carro superesportivo é muito mais curta.

Outro exemplo:

O caminhão rodoviário mais potente do mundo é o Scania com motor V8 de 16 litros e 770 cavalos de potência. O La Ferrari está equipado com um motor V12 de 6,3 litros com 789 cavalos de potência, que está muito próximo do Scania. Mas você quer ver a diferença real. O torque de um supercarro esportivo é de 700 Nm, enquanto o torque de um caminhão é de 3.700 Nm. Respectivamente, a missão de velocidade e carga.

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Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

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