Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Moto de leilão pode rodar?

Apesar de ter se tornado uma prática muito comum, adquirir uma moto de leilão ainda gera muitas dúvidas às pessoas. E não é para menos, o leilão garante a possibilidade de uma pessoa alcançar o sonho do seu veículo próprio, mas também é necessário ter um certo cuidado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para responder uma das perguntas que mais ouvimos por aqui: “moto de leilão pode rodar?”

Como funciona o leilão de veículos

Em outro artigo explicamos detalhadamente que existem vários tipos de leilões (clique aqui e confira), dentre eles, o leilão de seguradoras. Este consiste na venda de veículos de pessoas que por algum motivo acionaram o seguro e receberam sua indenização. 

Nessa modalidade, encontra-se motos em situações mais adversas, como com grandes defeitos e faltando algumas peças, mas também aquelas com bem poucos reparos a se fazer. Assim, vale avaliar todos os detalhes da moto antes de fechar um lance. 

Por outro lado, também temos o leilão feito por bancos e financeiras. Estes acontecem quando alguém compra um veículo, mas não consegue realizar os pagamentos das parcelas em dia. Assim, as empresas credoras acabam retirando o automóvel. 

Ainda podemos encontrar outros tipos de leilão, como o do Detran que também é muito comum e garante a possibilidade de encontrar boas opções de motos.

Vantagens e desvantagens de uma moto de leilão

Uma das principais vantagens de arrematar uma moto de leilão é o preço final que você pagará nela. Por se tratar de uma modalidade de compra onde pode-se encontrar motos de diferentes modelos e em diferentes estados de conservação, existe margem para o comprador negociar o valor final do negócio. 

No entanto, mais uma vez ressaltamos que você pode encontrar opções de compra não muito vantajosas, o que pode trazer dores de cabeça para o motorista no futuro. Portanto, para garantir que o negócio de leilão de motos seja vantajoso, lembre-se de checar com atenção a procedência do veículo, bem como sua quilometragem, seu estado e seus documentos.  

Moto de leilão pode rodar?

Diante de todas essas informações, voltamos a dúvida inicial: é possível rodar com uma moto de leilão em qualquer lugar? 

A realidade é que moto de leilão pode ser classificada de duas formas, e é essa classificação que irá responder se o veículo está apto para rodar pelas ruas e rodovias. Estas, portanto, são: conservada ou sucata. 

A moto de leilão está classificada como conservada? A resposta para essa dúvida é sim! As motos dessa classificação podem rodar normalmente sem causar grandes problemas para o seu dono. 

Entretanto, vale destacar que dependendo da origem da moto, é importante se informar sobre a necessidade da rematrícula do veículo no Detran. Ainda, é importante que você, como novo proprietário da moto, se responsabilize por pagar o IPVA do ano em questão.

Já a moto classificada como sucata, não possui direito a uma nova documentação. Ou seja, é impossível trafegar com a mesma. Por isso, essas motos são indicadas unicamente para desmanche.

Regularizando sua moto de leilão

Para regularizar a moto de leilão e usá-la livremente, é importante seguir alguns passos no Detran. São eles:

  • Em caso de sinistro, requerimento para desbloqueio;
  • fiscal original de compra da moto do leilão;
  • Original do Auto de Leilão;
  • Vias originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência;
  • Certificado de registro de veículo (CRV);
  • Certificado de segurança veicular (CSV);
  • Laudo de vistoria;;
  • Comprovante bancário do pagamento da taxa de emissão do CRV (Certificado de Registro do Veículo).

Enfim, agora que você sabe mais detalhes sobre a moto de leilão e se ela pode ou não rodar, se tornou muito mais fácil decidir se participar de um leilão é a opção certa para você. Gostou do conteúdo? Clique aqui e confira mais detalhes sobre o leilão de motos.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓