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Metralhadora de Multas: O Novo Radar que Está Operando no Brasil

Nos últimos tempos, as autoridades de trânsito brasileiras adotaram um novo equipamento de fiscalização de velocidade que promete ser uma verdadeira “metralhadora de multas”. Este novo radar, conhecido como Trucam, é capaz de identificar até três veículos por segundo, operando em velocidades de até 322 km/h e distâncias de até 650 metros. Neste artigo, exploraremos em detalhes essa inovação tecnológica e seu impacto nas estradas brasileiras.

O Trucam: Uma Tecnologia de Ponta

Funcionamento

O Trucam, vendido no Brasil pela Lasertech Brasil, é muito mais do que um simples radar de velocidade. Sua tecnologia avançada permite que ele diferencie veículos com base em seus tamanhos e aplique multas individualmente, considerando as velocidades regulamentadas para cada categoria. Com seu formato semelhante a uma pistola, mira a laser e sensor de presença, esse dispositivo é capaz de realizar até 30 autuações por minuto.

Um Avanço Tecnológico

Embora aparelhos de fiscalização de velocidade já estejam em uso no Brasil há algum tempo, o Trucam representa uma versão mais avançada e moderna. Sua capacidade de capturar múltiplos veículos de uma só vez o torna uma ferramenta eficaz na missão de promover um trânsito mais seguro.

Radares Doppler: Uma Nova Abordagem

Além do Trucam, algumas cidades brasileiras também estão utilizando novos radares Doppler. Essa tecnologia revolucionária permite que os radares meçam a velocidade dos veículos não apenas em pontos específicos, mas também antes e depois desses pontos.

O Efeito Doppler

O efeito Doppler, conhecido por sua variação na tonalidade do som quando um veículo se aproxima e se afasta, agora é usado pelos radares modernos para captar a velocidade dos veículos em movimento. Isso significa que, se um motorista reduzir a velocidade antes do radar e, em seguida, acelerar novamente após passar pelo radar, a infração será registrada. Essa tecnologia torna mais difícil para os motoristas evitarem multas, garantindo que as regras de velocidade sejam aplicadas de maneira justa e eficaz.

Limites do Uso do Novo Radar

Para garantir que o uso do novo radar Trucam seja justo e eficaz, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu regras claras. A Resolução 798, publicada em 2 de setembro de 2020, estabelece diretrizes importantes.

Distância Mínima entre Radares

Uma das diretrizes estabelecidas é a distância mínima entre dois radares, independentemente do modelo, que deve ser de 500 metros em áreas urbanas e vias rurais com características urbanas. Essa medida visa evitar que os motoristas sejam alvo constante de fiscalizações seguidas em curtos espaços de tempo.

Uso de Radares Móveis

Os medidores de velocidade portáteis, conhecidos como radares móveis, têm seu uso restrito a certas situações. Eles podem ser usados em vias urbanas e rurais com características urbanas quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 60 km/h. Nas vias rurais, podem ser utilizados quando a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 80 km/h em rodovias e 60 km/h em estradas.

Planejamento Operacional

O uso desses equipamentos requer um planejamento operacional prévio em trechos ou locais com potencial ocorrência de acidentes, histórico de acidentes graves ou onde os limites de velocidade são frequentemente desrespeitados. As autoridades de trânsito devem mapear e disponibilizar em seus sites a lista de locais aptos para fiscalização com equipamentos portáteis, garantindo que a fiscalização seja realizada de maneira estratégica.

Recorrendo de Multas

Para os motoristas que desejam recorrer de uma multa de trânsito, é importante seguir um processo específico. Isso inclui identificar o órgão emissor da autuação, apresentar um pedido de recurso perante a autoridade de trânsito relevante e fornecer documentação adequada, como a notificação de autuação. Além disso, é essencial verificar se o radar foi inspecionado dentro do prazo estipulado pelo Inmetro em relação à data da infração.

Conclusão

O novo radar Trucam representa um avanço tecnológico na fiscalização de velocidade e promete ser uma ferramenta eficaz para garantir que os motoristas respeitem os limites de velocidade. No entanto, é fundamental lembrar que o respeito às leis de trânsito não apenas evita multas, mas também contribui para a segurança de todos os usuários das vias. O excesso de velocidade é um risco que pode ser facilmente evitado, e, ao fazê-lo, estamos todos contribuindo para um trânsito mais seguro.

Perguntas Frequentes

1. Qual é a principal diferença entre o radar Trucam e os radares tradicionais?

O principal diferencial do radar Trucam é sua capacidade de identificar e multar múltiplos veículos em questão de segundos, tornando-o extremamente eficaz na fiscalização de velocidade.

2. Como posso recorrer de uma multa de trânsito registrada pelo radar Trucam?

Para recorrer de uma multa, você deve seguir um processo específico, que inclui identificar o órgão emissor da autuação e apresentar um pedido de recurso perante a autoridade de trânsito relevante.

3. O uso dos radares Doppler é comum em todo o Brasil?

Embora os radares Doppler sejam uma inovação tecnológica interessante, sua adoção varia de cidade para cidade. Nem todas as localidades brasileiras utilizam essa tecnologia.

4. Qual é a importância do efeito Doppler na medição de velocidade?

O efeito Doppler permite que os radares modernos meçam a velocidade dos veículos em movimento, tornando a fiscalização mais precisa e eficaz.

5. Quais são as consequências de não respeitar os limites de velocidade estabelecidos pelo radar Trucam?

Não respeitar os limites de velocidade estabelecidos pelo radar Trucam pode resultar em multas significativas e, em casos graves, na suspensão da carteira de motorista. Além disso, o excesso de velocidade representa um risco para a segurança de todos nas estradas.

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Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

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