Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Leilão de carros apreendidos: 5 coisas que você precisa saber

O leilão de carros apreendidos é uma grande opção para quem busca um carro ou moto usados por valores acessíveis e abaixo do mercado.

Entretanto, antes de escolher algum modelo de leilão você deve tomar alguns cuidados para evitar cair em armadilhas. Sites falsos é o que mais existe por aí, assim, toda atenção é pouca.

Os veículos leiloados nesta categoria chegam até ela pela Polícia Militar, em perímetro urbano. Ou seja, a Polícia Militar remove esse veículo por algum motivo específico. Os motivos são vários, como por infrações como racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível.

Se engana quem pensa que o leilão de carros apreendidos conta apenas com carros ruins. Existem uma infinidade de opções, algumas, inclusive, muito interessantes. Por isso, que tal algumas dicas para fazer um belo arremate?

Quem pode participar dos leilões?

Pessoas físicas e jurídicas que cumpram com os requisitos do edital.  Desde que seja maior de idade, podem participar pessoas sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou que estejam com o nome no Cadin ou no Serasa.

Contudo, não podem participar dos leilões servidores públicos e funcionários terceirizados do próprio Detran, bem como trabalhadores da Polícia Civil e Polícia Militar.

E os carros leiloados como sucata?

Os veículos considerados em fim de vida útil e que não têm mais a possibilidade de voltar a circular podem ser arrematados por desmontes credenciados no órgão de trânsito. Assim, os veículos considerados aptos para circulação podem ser arrematados por qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica.

Leilão de carros apreendidos com direito à documentação, precisa do pagamento das dívidas?

Deve-se pagar somente o valor definido em leilão, considerando as condições de venda estabelecidas. Nenhum débito anterior ao leilão de carros apreendidos será cobrado do novo proprietário. Referente ao gravame (Alienação Financeira e/ou Leasing), a Instituição Financeira destinará a cobrança ao antigo proprietário.

Como acontece o processo de documentação do veículo no leilão online e no presencial?

Mediante a comprovação do pagamento do boleto a equipe de leilão de carros apreendidos expede a Nota de Venda. O veículo tem direito a documento? O mesmo será inserido na restrição “Comunicação de Venda” em nome do arrematante.

Depois do comprador retirar o veículo do pátio, promover os ajustes necessários no veículo e submeter à vistoria para transferência. Tudo deve ser seguido nos termos da legislação vigente. Assim, você deverá seguir a uma unidade de atendimento para efetivar a transferência lembrando-se de cumprir o prazo de trinta dias constantes da expedição da nota de venda.

Pode-se vender o carro após a compra em leilão de carros apreendidos?

Depois da transferência do veículo, o novo CRV terá como proprietário o arrematante do veículo. Assim o mesmo estará livre e desimpedido para fazer outros negócios.

Enfim, agora que não tem mais dúvida, buscar por um leilão de carros apreendidos se tornou muito mais fácil, não é mesmo? Fique de olho junto ao Detran de sua cidade e faça a escolha do melhor modelo para você!

Ah, aproveite que chegou até aqui e compartilhe este artigo com aquele amigo que está de olho em um carro de leilão.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓