Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

IPVA Minas Gerais (MG) 2023

Como funcionam os pagamentos do IPVA?

Todos os proprietários de carros são obrigados a pagar o IPVA no início do ano. Os tributos são administrados pelo Detran, que determina seu calendário de pagamento, valor e forma de pagamento do contribuinte.

Os impostos podem ser pagos à vista (à vista) ou parcelados. Muitas vezes há descontos especiais para os hóspedes que optam por pagar em dinheiro.

Os estados estabelecem um cronograma de pagamento do IPVA 2023, geralmente organizado por número final da placa.

Vale ressaltar que esse é um dos impostos mais importantes e deve ser pago quando o veículo for licenciado. Multas e juros serão aplicados aos contribuintes que não pagarem até a data determinada pelo Detran.

Como Calcular o Valor do IPVA MG

Segundo informações da Sefa (Secretaria de Estado de Fazenda), os impostos em Minas são calculados aplicando-se as seguintes alíquotas à base de cálculo:

4,0% Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla.
3,0% Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão.
2,0% Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel.
2,0% Motocicletas e similares.
1,0% Veículos de locadoras (pessoa jurídica).
1,0% Ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator.

Para carros novos, o cálculo do imposto é baseado no preço total informado no documento de imposto sobre vendas. Portanto, se o veículo for de origem estrangeira, o cálculo é feito com base no preço que consta nos documentos de desembaraço aduaneiro, acrescido de outros impostos e taxas, ainda que não cobrados pelo importador.

Para carros usados, a base de cálculo é a coleta de preços médios de mercado no final do ano anterior, divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG) e pesquisados ​​em publicações especializadas e, por suas controladas, na rede de concessionárias. Desde 2008, a oferta é realizada pela Fundação de Pesquisas Econômicas (FIPE) sob a supervisão de técnicos da SEF/MG.

Para carros usados ​​importados diretamente pelos consumidores, o padrão utilizado para o cálculo aplica-se aos carros novos de origem estrangeira.

Calendário do IPVA 2023 MG

Assim como outros estados, Minas Gerais estabelece um calendário de pagamentos que deve ser seguido por quem optar pelo parcelamento ou parcelamento.

Para o IPVA 2023, o calendário fica assim:

Placa com finais 1 e 2: 21 de março;
Placa com finais 3, 4: 22 de março;
Placa com finais 5, 6: 23 de março;
Placa com finais 7, 8: 24 de março;
Placa com finais 9 e 0: 25 de março.

As outras parcelas são para abril e maio.

Como consultar débitos e gerar boletos do IPVA MG pelo Detran?

O órgão responsável por fornecer as informações da dívida do IPVA 2023 aos contribuintes é a Secretaria de Estado dos Transportes de Minas Gerais. No entanto, os boletos tributários também podem ser emitidos por meio do portal oficial do Ministério da Fazenda do Estado de Minas Gerais.

Para isso, o motorista precisa:

Entrar no site da Secretaria da Fazenda
Clicar para IPVA.
Vá para pagamento de IPVA.
Informe os dados solicitados e envie.

O site também fornece brochuras atualizadas para informar os contribuintes. Todas as taxas, multas ou regras estão contidas nesta cartilha. O estado ainda oferece um aplicativo para solucionar problemas e facilitar o acesso dos contribuintes.

Para fazer uma consulta no site você deve usar o número do Renavam que consta no seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Como pagar o IPVA MG

Em Minas, o IPVA pode ser pago à vista ou parcelado. Os contribuintes podem obter um desconto de até 6% considerando o valor total da fatura e o bônus oferecido pelo “Bom Pagador”.

Para ter direito ao desconto, o pagamento deve estar vinculado ao número do Renavam do veículo. Os valores atualizados foram notificados.

O governador Romeu Zema disse que diante da atual situação do Brasil não haverá reajuste no valor do tributo.

Quem tem direito à isenção do IPVA Minas Gerais?

Segundo a Secretaria de Estado de Minas Gerais, não é cobrado imposto:

Entidade Filantrópica;
Veículo de Embaixada;
Portador de deficiência física, visual, mental, síndrome de Down ou autista (ICMS e IPVA)
Condutor Profissional Autônomo – TAXISTA (ICMS e IPVA);
Veículo de Valor Histórico;
Veículo Recuperado de Roubo;
Veículo Sinistrado com Perda Total;
Veículo Objeto de Sorteio;
Veículo Adquirido em Leilão Promovido pelo Poder Público;
Veículo Cedido em Comodato;
Veículo Usado em Estabelecimento Revendedor Inscrito;
Veículo de Transporte Escolar;
Conselho Tutelar Municipal (ICMS);
Doação de Veículo pelo Município ao Estado (ICMS);
Veículo Adquirido pelo Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões no Estado;

Não paguei IPVA, e agora? Saiba Como Pagar IPVA Atrasado

Se você não tem dívidas de IPVA vencidas, a Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais (SEF/MG) permite que você pague suas dívidas em até 12 vezes, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 200 .

Para entrar na área de parcelamento do IPVA no site da SEF, clique aqui.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓