Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Inibidores, Detectores e Avisadores de Radares: SÃO LEGAIS?

Alguns são legais, outros não. Mas vamos pelo princípio.

O que é um inibidor de radares? O que é um detector? O que é um avisador? Há diferenças entre eles? Que tipo de multa arrisco levar se utilizá-los? Vamos responder a estas perguntas.

Inibidores

Um inibidor laser é uma artimanha que bloqueia o sinal de um radar, evitando, assim que possa medir a velocidade de um veículo.

Cada vez que detectar esse sinal, o inibidor o bloqueia e avisa o condutor para que reduza sua velocidade. Essa inibição costuma durar cerca de cinco segundos. Passado esse tempo, o melhor é que o condutor diminua a marcha.

No entanto, o radar se comporta como se houvesse um erro.

Os inibidores são ilegais? Sim. Não só é ilegal utilizá-los, como também ter um instalado. É sempre ilegal e a multa pode chegar a 6000 Euros e implica a perda de 6 pontos na carteira de motorista. No caso do vendedor e instalador, a multa pode chegar até a 20.000 euros.

Detectores

Não importa o que você tenha ouvido, detectores de radares também são proibidos. É comum confundir inibidores, detectores e avisadores; daí o equívoco.

Um inibidor atua interceptando os medidores dos radares e alterando o funcionamento destes. Além disso, comunica ao condutor a presença do radar. Os detectores intervêm apenas neste segundo ponto, monitorizando através de ondas a localização de medidores e alertando o condutor sobre onde se encontram.

Os efeitos dos detectores na circulação não são tão graves como os dos inibidores, e seu uso implica uma contravenção bem mais branda. 200 euros e a perda de 3 pontos. Punido aqui é apenas sua utilização e não a posse.

Avisadores ou Detectores de Radares por GPS

Atualmente, os avisadores de radar apoiados na localização por GPS são a única alternativa legal. E tudo indica que continue assim, já que a localização dos radares fixos é pública. Não esqueça de que sua tarefa é manter a segurança nas estradas.

Por isso, os avisadores legais costumam incorporar outros dados que ajudam a proteger essa segurança. Eles avisam sobre ocorrências, acidentes, pontos perigosos e facilitam a comunicação entre utilizadores.

A principal diferença entre os inibidores, detectores e avisadores é que os avisadores simplesmente informam sobre o seu posicionamento a partir de uma base de dados de radares. Por isso, a informação a que têm acesso e colocam à disposição do condutor é bem mais confiável.

O seu uso não é penalizado; nem sua instalação, obviamente.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓