TECNOLOGIA. Chamado BHO3, protótipo pode recarregar as baterias de veículos elétricos e híbridos, transformando o calor gerado pela rolagem em energia
‘Pneus-conceito’ BHO3, da Goodyear: estrutura traz um grande canal circunferencial, para reduzir o risco de aquaplanagem, e uma banda de rodagem única, para absorver o ruído
A Goodyear apresentou, nesta semana, na Suíça, um ‘pneu-conceito’ inovador, que pode mudar radicalmente o papel desse componente no futuro. Chamado BHO3, ele pode recarregar as baterias de veículos elétricos e híbridos, transformando o calor gerado pela rolagem em energia. “Este pneus redefine o papel que os componentes podem desempenhar no futuro”, disse o vice-presidente sênior e diretor técnico da companhia, Joe Zekoski. “Nós vislumbramos um futuro em que os nossos produtos se tornem mais integrados aos veículos, mais versáteis e ecológicos”.
O BHO3 pode transformar a deformação gerada pelo atrito com o piso em energia elétrica e à medida que o interesse pelos carros elétricos cresce no mercado global, esse tipo de inovação pode desempenhar um papel importante no debate atual sobre o futuro da mobilidade. Apesar do apelo da nova tecnologia, o pneu é um desenvolvimento conceitual e não há nenhum plano para seu lançamento comercial – pelo menos, por enquanto.
“Toda ideia futurista começa com um desafio para a sociedade, que pretendemos abordar enquanto trabalhamos para construir um futuro melhor. Estamos muito convencidos de que este pneu vai proporcionar inspiração e que seus ‘insights’ terão um papel no desenvolvimento futuro”, disse o diretor-geral do Centro de Inovação da marca, Jean-Pierre Jeusette.
O ‘pneu-conceito’ recarrega das baterias por meio da ação de dois tipos de material: o primeiro é o material termoelétrico que transforma o calor (gerado no interior do pneu, em condição estática, por sua textura ultranegra e, quando em movimento, pela sua rolagem) em energia elétrica. O segundo é o material piezoelétrico que também transforma a pressão, devido à deformação da sua estrutura, em energia elétrica.
Estes novos materiais formam uma rede 3D que constitui a estrutura interna do pneu. Essa estrutura traz um grande canal circunferencial, para reduzir o risco de aquaplanagem, e uma banda de rodagem única, para absorver o ruído.