Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Com novas opções, Citroën C3 está mais atraente

Avaliamos a versão Tendance equipada com motorização flexível 1.6 litro 16V e transmissão automática de quatro velocidades; compacto, que parte de R$ 51.790, sobressai pelo conteúdo

teste1-C3Tendance2015

Versão Tendance 1.6 Flex, que traz iluminação diurna com luzes diodo (LEDs), rodas de liga leve aro 15 polegadas e para-brisa Zenith, estendido

O C3 2015 chegou aos concessionários da Citroën no final do ano passado e, com o realinhamento da gama, uma opção desponta como a mais indicada para quem deseja um compacto recheado, sem ter que, obrigatoriamente, levar a versão topo de linha. Acima dos catálogos de entrada, Origine 1.5 Flex (a partir de R$ 40.990) e Attraction 1.5 Flex (R$ 43.990), o modelo Tendance agora está disponível também com o motor bicombustível 1.6 litro 16V, de 122 cv, combinado à transmissão automática de quatro velocidades. Ele parte de R$ 51.790 e, mesmo não sendo exatamente uma pechincha, traz boa oferta de conteúdo com o charme do para-brisa Zenith, para quebrar a monotonia do dia a dia.

O grande tchã da versão é a transmissão automática, antes disponível apenas para a Exclusive – que parte de R$ 56.990. Como o leitor pode ver, só aí dá para economizar R$ 5.200, que corresponde a mais de 10%, neste caso. É óbvio que a matemática da Citroën suprimiu alguns itens de conforto e conveniência para chegar ao novo denominador. A climatização automática, por exemplo, deu lugar a um ar-condicionado manual e o sensor de estacionamento traseiro desapareceu. As rodas de liga leve aro 16 polegadas foram trocadas por outras, aro 15, e o sensor de chuva também foi embora.

Como o leitor pode ver, nada que tire o élan deste francesinho. Até porque as luzes diodo (LEDs) para iluminação diurna, o sistema de som com satélite de comando no volante e viva-voz Bluetooth para telefone celular, bem como o pacote de segurança com bolsas infláveis frontais e freios ABS foram mantidos. E, na prática, os itens que equipam a versão Exclusive não fazem tanta falta como uma transmissão automática – pelo menos para quem já se acostumou com ela.

No mais, trata-se do C3 já conhecido: um modelo prático e atraente, que não sobressai pelo espaço interno, é verdade, mas passa uma impressão de qualidade superior, mesmo quando comparado às versões topo de linha do Palio, da Fiat, do Fiesta, da Ford, do Onix, da Chevrolet e do Fox, da Volks.

É claro que a comodidade da transmissão automática cobra seu preço e a autonomia do C3 Tendance, durante nossas avaliações, não passou de 5,9 km/l, com uso exclusivo de gasolina. Mas isso não é, de todo, desabonador. A verdade é que o conjunto AT8, usado pela Citroën, está em fim de carreira e, na irmã Peugeot, ele já foi abandonado pelo 308 e pelo 408. Se isso serve de consolo, há opção de trocas sequenciais por aletas no volante.

Bom, no geral, a novidade mostra que a marca está atenta à demanda dos consumidores e disposta a realinhar sua oferta. Com o C3 Tendance, a Citroën não recorreu a milagres e apenas refez a contas para ter um compacto mais competitivo. Pelo menos de aritmética, os franceses estão bons!

teste2-C3Tendance2015

No interior, rádio com CD, leitor MP3, entradas USB e para iPod, além de viva-voz Bluetooth para telefone celular; navegador por satélite (GPS) embarcado, opcional, sai por R4 2.400

teste4-C3Tendance2015 teste3-C3Tendance2015

Motor flexível 1.6 litro 16V ganhou com sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho de gasolina e, agora, fornece 122 cv; na traseira, versão perde o sensor de estacionamento

teste5-C3Tendance2015

– FICHA TÉCNICA – Citroën C3 Tendance Auto 1.6 Flex –

COMPRIMENTO – 3,94 m
LARGURA – 1,70 m
ALTURA – 1,52 m
ENTRE-EIXOS – 2,46 m
PORTA-MALAS – 300 l
MOTOR – 4 cil. em linha 1.6 litro 16V, bicombustível
POTÊNCIA – 122 cv a 5.800 rpm
TORQUE – 16,4 mkgf a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO – aut. 4 velocidades (AT8), com opção de trocas sequenciais no modo “S” por aletas no volante
TRAÇÃO – dianteira
SUSPENSÕES – independente com sistema McPherson, na frente, e eixo de torção, atrás
FREIOS – com discos ventilados, na dianteira, e tambores, na traseira, com ABS e EBD
PNEUS – 195/60 aro 15
TANQUE DE COMBUSTÍVEL – 55 l
PESO – 1.182 kg

– NOSSOS NÚMEROS –
0 A 100 KM/H – 12,50 s
0 A 400 M – 18,03 s a 120,2 km/h
CONSUMO URBANO – 5,9 km/l, com uso exclusivo de gasolina como combustível

– CONTEÚDO E OPCIONAIS –
. banco do motorista com ajuste de altura
. volante regulável com satélite de comando do sistema de áudio
. direção com assistência elétrica
. ar-condicionado
. trio elétrico (vidros, travas e retrovisores)
. rádio com CD, leitor MP3, entrada USB e para iPod, além de viva-voz Bluetooth para telefone celular
. computador de bordo
. limpador e desembaçador traseiros
. faróis auxiliares
. rodas de liga leve
. bolsas infláveis frontais

OPCIONALMENTE, a versão oferece navegador por satélite (GPS) embarcado, por R$ 2.400 adicionais!

FOTOS – CITROËN/Divulgação

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓