Pular para o conteúdo

Fábrica da Ford em Camaçari já tem empresas interessadas, descubra!

A fábrica da Ford em Camaçari (BA), na Bahia, não deve ter o mesmo destino da antiga fábrica de Bernardo Do Campo (SP), em São Paulo. Segundo fontes de mercado da CNN Brasil Business, quatro marcas chinesas têm interesse em se instalar aqui.

Great Wall Motor, Changan Automobile, Geely e Guangzhou Automobile. O Grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, vai ficar para trás, trazendo algumas dessas marcas para o país.

Em comparação com a fábrica de São Bernardo do Campo, Camaçari tem uma grande vantagem: é relativamente nova e foi totalmente modelada para produzir automóveis de passageiros. Já a fábrica de São Paulo se concentra na fabricação de caminhões e montava o Fiesta. Na verdade, a maior parte da produção da Ford está em Camaçari, e seus fabricantes incluem a EcoSport e o líder de vendas da montadora, o Ford Ka.

A Ford afirmou que a abordagem buscada será “fornecer opções convenientes e razoáveis ​​para as partes interessadas comprarem as instalações de produção disponíveis”.

O Grupo CAOA não vai falar sobre o assunto.

Outras montadoras chinesas no Brasil

Caoa foi o responsável por trazer a Hyundai para o Brasil no início dos anos 2000. Em 2018, a parceria foi encerrada e a Hyundai Motor, que conquistou a quarta colocação entre as montadoras, passou a operar de forma independente.

A solução que Caoa encontrou foi comprar o controle das operações da chinesa Chery no Brasil. A empresa instalou uma fábrica em Jacareí (SP), que foi entregue em 2016, mas nunca decolou no Brasil.

Em 2019, a Caoa Chery vendeu 20.182 carros no Brasil, ocupando a 12ª posição no mercado nacional. No ano passado, apesar da crise, manteve-se em patamar semelhante: 20.089. No entanto, ele saltou para a 11ª posição.

Outra chinesa que decidiu investir no Brasil no ano passado foi a JAC, que até quer construir uma fábrica no Brasil. Não foi para frente, teve insucesso. Sergio Habib responsável por trazer a montadora para o Brasil entrou com pedido de concordata.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓