Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Entenda o por que os preços dos carros usados ​​estão caindo

Depois do aumento no preço dos carros seminovos / usados , está chegando a hora dos preço cairem e cada dia vem caindo mais e mais.

Como muitas pessoas estão trabalhando em home office (trabalhando em casa) as pessoas estão ficam em suas casas, há menos demanda por compra de carros usados ou seminovos. Além disso, com algumas montadoras “parando” e dando ferias coletiva, menos carros novos estão disponíveis para compra. Como resultado, os preços dos carros usados / seminovos ​​estão caindo.

Iremos abordar as principais razões por trás da queda nos preços dos carros / motos seminovas e usadas ​e o que isso significa para quem quer comprar um veículo usado.

Os últimos anos foram caracterizados por crises financeiras que afetaram muitas pessoas e empresas em todo o mundo. A crise tem vários efeitos, inclusive no preço dos veículos (carros e motos) usados.

O motivo: com a recessão, as pessoas ficam mais cautelosas com seu dinheiro, então a demanda por carros novos cai. Como resultado, os preços dos carros usados ​​também caíram, pois menos pessoas estão interessadas nesses carros.

Além disso, outro fator que contribui para a queda dos preços dos carros e motos usados e seminovos ​​é a menor disponibilidade desses produtos no mercado. Isso acontece porque muitas pessoas que têm dívidas com bancos e financeiras decidem vender seus carros para saldar essas dívidas.

Diante disso, percebe-se que nos últimos anos teve diversos efeitos no mercado automotivo, sendo um deles a queda no preço dos veículos (carros e motos) seminovos / usados.

Mercado Automotivo

O mercado automotivo brasileiro está em declínio nos últimos anos. As vendas de carros usados ​​caíram 14%, enquanto as vendas de carros novos subiram 1,4%, segundo a Fenabrave.

A queda nas vendas de carros usados ​​pode ser explicada pelos preços mais altos dos carros novos, tornando os carros usados ​​mais atraentes para os consumidores. Além disso, o crédito para compra de carros usados ​​também ficou mais difícil nos últimos anos.

Muitas concessionárias de automóveis e lojas especializadas fecharam suas portas devido à queda nas vendas de carros usados. Segundo a Fenabrave, o número de concessionárias caiu em 2016.

Desvalorização dos carros e motos usados

O mercado de carros e motos usados ​​enfrenta queda de preços desde a crise financeira. A depreciação de carros e motos usados ​​é um processo natural que ocorre devido às leis da oferta e da procura. Com a recessão, as pessoas estão comprando menos carros novos, o que leva a uma queda nos preços dos carros usados.

A desvalorização dos carros usados ​​também pode ser causada pelo aumento do número de veículos leiloados e pelo crescimento do mercado de carros usados. Os leilões do mercado de reposição estão se tornando mais comuns à medida que as montadoras vendem seus estoques de carros usados ​​para minimizar as perdas. Além disso, o número de concessionárias que vendem carros usados ​​também aumentou nos últimos anos, o que também contribuiu para a queda nos preços dos carros usados.

Oferta maior do que procura por veículos

A oferta de carros e motos usadas ​​é atualmente maior que a demanda, o que leva a preços mais baixos para esses veículos. Há uma série de razões para isso, incluindo um aumento na oferta de carros novos, uma economia fraca que reduziu a demanda por carros usados ​​e um aumento no número de leilões de automóveis. Como resultado, os compradores de carros e motos usados ​​agora têm mais opções e podem negociar preços mais baixos.

Dica

Embora o preço dos carros e motos usados / seminovas esteja caindo, ainda existem muitos fatores que devemos considerar antes de comprar um veículo.

O primeiro de todos é o seu orçamento. Como os preços dos carros novos aumentaram drasticamente nos últimos anos, muitas pessoas estão optando por comprar uma moto ou carro usado / seminovo.

No entanto, é importante lembrar que os carros usados / seminovos podem ter alguns problemas ocultos que não podem aparentes no momento da compra do mesmo.

Por isso, antes de comprar um carro usado / seminovo, faça uma analise com mecanico e verifique se o preço do veículo está de acordo com o seu orçamento.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓