Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Conheça os Carros Mais Fracos do Brasil

Chegou o momento de explorarmos o outro extremo do espectro automotivo brasileiro, aquele reservado aos modelos menos potentes, mas não menos interessantes. Neste artigo, destacaremos os 6 carros que lideram o ranking da potência mínima, revelando detalhes sobre cada um deles e o que faz com que se destaquem nesse aspecto específico.

6 – Motor 1.0 FireFly: 75 cv

Iniciamos nossa lista com uma abordagem um tanto peculiar, já que a sexta posição não é ocupada por um carro específico, mas sim por uma motorização amplamente utilizada em diversos modelos. O motor 1.0 FireFly, originário da Fiat, merece atenção pela sua versatilidade ao ser adotado por veículos como o Fiat Argo, Cronos, Citroën C3 e Peugeot 208.

Este propulsor, aspirado e equipado com 3 cilindros em linha, apresenta uma potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol. O torque, por sua vez, varia de 10 kgfm a 10,7 kgfm. A diversidade de modelos que adotam esse motor destaca sua presença marcante no mercado nacional.

5 – Fiat Mobi: 74 cv

O Fiat Mobi ocupa a quinta posição em nossa lista de carros menos potentes. Embora anteriormente compartilhasse o motor 1.0 FireFly com outros modelos, a versão atual apresenta o antigo propulsor 1.0 Fire de 4 cilindros em linha.

Neste caso, a potência alcança 71 cv com gasolina e 74 cv com etanol, enquanto o torque varia entre 9,3 kgfm (Gasolina) e 9,7 kgfm (Etanol). Equipado com um câmbio manual de 5 marchas, o Mobi atinge de 0 a 100 km/h em 15,8 segundos, com uma velocidade máxima de 151 km/h com gasolina.

4 – Renault Kwid: 71 cv

Na quarta posição, temos o Renault Kwid, um subcompacto que, apesar de seu motor mais antigo, se destaca por ser um pouco menos potente que seu concorrente direto, o Fiat Mobi. Equipado com o propulsor 1.0 SCE de 3 cilindros em linha, o Kwid atinge uma potência máxima de 68 cv (Gasolina) e 71 cv (Etanol).

O torque disponível é de 9,4 kgfm e 10 kgfm, respectivamente. Com uma transmissão manual de 5 marchas, o Kwid alcança os 100 km/h em 13,5 segundos (com gasolina) e tem uma velocidade máxima de 156 km/h.

3 – Renault Kwid E-Tech: 65 cv

Surpreendentemente, a terceira posição é novamente ocupada por um modelo da Renault, o Renault Kwid E-Tech. Diferenciando-se por ser uma versão totalmente elétrica do hatchback, este modelo oferece uma potência de 65 cv, enquanto o torque, mais generoso na versão elétrica, atinge 11,5 kgfm. De acordo com a montadora, o Kwid E-Tech atinge os 100 km/h em 14,6 segundos, com uma velocidade máxima de 130 km/h.

2 – JAC E-JS1: 62 cv

A medalha de prata entre os carros menos potentes do Brasil vai para o JAC E-JS1, um hatchback totalmente elétrico. Com um motor que entrega 62 cv de potência e um torque notável de 15,3 kgfm, o E-JS1 destaca-se como o segundo carro mais barato do Brasil com motorização totalmente elétrica. Apesar de uma velocidade final modesta de 105 km/h, o JAC E-JS1 surpreende com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.

1 – CAOA Chery iCar: 61 cv

No topo do pódio dos carros menos potentes do Brasil, encontramos o CAOA Chery iCar, um veículo elétrico que desafia a noção comum associada aos carros elétricos. Embora muitos esperem que veículos elétricos se destaquem pela potência, o iCar apresenta modestos 61 cv de potência. No entanto, seu torque de 15,3 kgfm permanece impressionante.

Além de conquistar a posição de carro elétrico mais barato do Brasil, o CAOA Chery iCar mantém seu charme com desempenho estimado em 12,8 segundos para atingir os 100 km/h e uma velocidade máxima de 120 km/h.

Ao explorar os extremos do espectro de potência, percebemos que a diversidade de opções no mercado automotivo brasileiro oferece escolhas para todos os gostos e necessidades. Cada modelo, com suas características únicas, contribui para a riqueza da experiência automotiva no Brasil.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓