Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Confira quais são os carros com as melhores notas em testes de colisão

Os brasileiros aumentaram as preocupações com a segurança, obrigando as montadoras a melhorar seus produtos nesse quesito. Mas você sabe quais carros passam nos melhores testes de colisão do Brasil? Essa é a meta do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina e Caribe (Latin NCAP), que desde 2010 informa os consumidores sobre o nível de segurança dos veículos comercializados na região.

Cada teste utiliza um método reconhecido internacionalmente para homologar um carro (sempre em sua versão básica), pontuando entre 0 e 5 estrelas nas categorias adulto e infantil. Além de verificar a proteção dos adultos no banco dianteiro e das crianças no banco traseiro (assento adequado), avalia também a proteção dos pedestres durante a condução e quais equipamentos de segurança cada carro possui. Confira alguns modelos que conseguiram as melhores notas nos testes de colisão.

Volkswagen Tiguan

Dos carros aprovados no Latin NCAP até agora, o Volkswagen Tiguan foi o carro mais seguro testado em setembro de 2019, com uma pontuação geral muito boa, além de cinco estrelas nas categorias adulto e infantil. O Tiguan marcou 31,94 de 34 para segurança de passageiros adultos e 44,00 de 49 para segurança de crianças.

Quando a escalação 2022 chegou com visual atualizado e lista de equipamentos mais ampla, o Tiguan deixou o afinador online da VW. Isso deve dar ao SUV uma classificação melhor quando testado novamente. Vale lembrar que este modelo ainda está disponível em algumas lojas em versão R-Line com motor 2.0 TSI de 220 cv. e 35,7 kgfm de torque. O preço de tabela era de R$ 236.090, mas agora aumentou.

Volkswagen Virtus

Outro carro que se destacou nos testes de colisão é o Virtus, que também obteve cinco estrelas nas duas categorias no teste de janeiro de 2018. Independentemente da data, o teste é válido para os modelos vendidos até hoje. Na proteção de adultos, o sedã Volkswagen obteve 32,56 pontos (melhor), enquanto o infantil obteve 43,00. Além disso, quando falamos de impactos frontais e laterais, seu desempenho é louvável. A potência do motor varia de 1,6 117 cv a 128 cv. 1.0 turbo e 150 cv. Motor 1.4 turbo, os preços variam de 90.470 reais a 139.850 reais.

Toyota Hilux CD/SW

Além dos modelos da Volkswagen, a Toyota é outra marca que se saiu bem nos testes do Latin NCAP, especialmente quando você olha para seus modelos mais recentes. Isso se aplica à Hilux e SW Cabine Dupla. Ambos marcaram 31,63 e 44,25 no teste de proteção de adultos e 44,25 no teste de proteção de crianças, cinco estrelas em ambos. Um teste em agosto de 2019 ainda mostrou excelente proteção lateral.

Sete airbags são padrão a partir de julho de 2019 e os dois modelos estão ficando mais caros. As picapes cabine dupla custam entre R$ 230.590 e R$ 306.990, enquanto as SUVs custam entre R$ 383.290 e R$ 406.790. Ambos utilizam o mesmo 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque, seja manual (42,8 kgfm apenas na versão picape mais barata) ou automática, sempre em seis marchas.

Volkswagen Polo

Assim como o Virtus, o Polo foi reconhecido pelo Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina e Caribe como um dos carros mais seguros vendidos no Brasil. No teste de setembro de 2017, o escore de proteção adulto da porta da cabine foi de 32,13, e o escore de proteção infantil foi de 43,00, garantindo cinco estrelas.

Um fato interessante é que o Latin NCAP não prevê uma colisão frontal ou lateral neste caso. Todas as versões também vendem quatro airbags de série, com o Polo equipado com 1.0 8 cv, 1.6 117 cv, 1.0 turbo 128 cv ou 1.4 turbo 150 cv. Seus preços atuais variam de R$ 71.650 a R$ 133.550.

Leia também: Vai viajar – Veja 6 dicas para a revisão do carro

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓