Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Confira o que pode acontecer se o IPVA não for pago ou atrasar

No início do ano tivemos que cumprir muitos compromissos financeiros, principalmente impostos. Com isso, muitas pessoas se perdem em termos de datas ou finanças, optando por não pagar o IPVA (IPVA) ou pagando com atraso. No entanto, a inadimplência envolve uma série de riscos e inconvenientes financeiros e legais.

Além de poder apreender o carro, os motoristas também podem enfrentar multas e burocracia. Geralmente vale a pena fazer um planejamento financeiro e priorizar essa conta. Mas mesmo que você economize muito, nem sempre terá o suficiente. Então, existem outras formas de levantar capital e pagar essa dívida com tranquilidade.

Quais os riscos de não pagar IPVA?

O não pagamento deste imposto tem uma série de consequências. A primeira é que você não poderá licenciar seu veículo, processo responsável por validar a documentação do carro. Sem as devidas autorizações, o carro poderia ser apreendido. Além disso, as coisas podem piorar. Se o IPVA estiver atrasado, você poderá receber um e-mail com um prazo para resolver as pendências. Se mesmo assim você não pagar, seu nome poderá ser encaminhado para as listas de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou SCPC.

E se o carro for apreendido pela polícia?

Nesse caso, além do IPVA, você terá que pagar juros e multa de acordo com o número de dias que seu carro estiver estacionado no pátio do Detran. Vale lembrar que o processo de retirada do veículo do pátio é demorado e trabalhoso, pois além de conferir alguns documentos no Poupa Tempo, você terá que pagar o boleto direto no banco. Se você não puder pagar suas dívidas, seu carro será leiloado.

Como é a multa cobrada pelo atraso do IPVA

Para cada dia que você não pagar o IPVA, haverá multa de 0,3% no estado de São Paulo. Essa porcentagem aumenta a cada dia. Ao atingir os 60 dias de atraso, o valor da multa será de 18% e não aumentará a partir de então. É importante lembrar que além dessa multa há juros com base na taxa Selic. As multas variam de acordo com o estado. Consulte o site do Detran do seu estado para conferir os valores.

Alternativa para conseguir pagar

Além de não pagar IPVA, uma opção viável é a locação de crédito. Um grande empréstimo está disponível com um valor de empréstimo barato e adequado, que pode ser pago em alguns meses. Você pode até conseguir o dinheiro sem vender o carro e ainda usá-lo para conseguir um preço mais justo. Empréstimos garantidos são a menor taxa de juros e empréstimos de muito longo prazo no mercado.

Para que a empresa ofereça condições de pagamento atrativas, você deve garantir que está pagando com um ativo, neste caso seu próprio veículo. Para isso, o carro fica vinculado à agência como garantia até que você pague todas as cobranças, mas continua a usá-lo normalmente. Esse processo é chamado de alienação da confiança. Nesse caso, os bens do solicitante devem ser pagos em nome próprio, mas podem ser utilizados por terceiros, como parente ou amigo.

A Creditas é uma fintech, instituição de base tecnológica e financeira que oferece empréstimos com garantia de veículos para veículos com até 15 anos de idade. Com uma taxa mínima de apenas 1,75% ao mês, você pode alugar por um valor mínimo de R$ 3500 e máximo de 90% do valor do imóvel. Além disso, você pode pagar por até 60 meses. Por outro lado, você também pode vender sua propriedade. Ganhe até 60% do valor apurado com alíquota mínima de 1,49%. Demora ainda mais para pagar tudo, até 240 meses.

 

Leia também: Como comprar na VIP Leilões

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓