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Confira as armadilhas dos postos de gasolina que podem colocar seu carro em perigo

Certos serviços prestados pela equipe do posto de gasolina podem prejudicar a saúde do seu veículo. Atos tão simples como parar para reabastecer em um posto de gasolina podem ocultar vários perigos do veículo. As intenções podem até ser boas, mas certos serviços prestados por profissionais não devem ser feitos no momento do abastecimento.

Separamos para você alguns dos itens mais comuns fornecidos pela estação que podem danificar seu carro.

“Você não vai adicionar aditivos?”

Os veículos vendidos no Brasil raramente precisam usar aditivos de alta octanagem ou combustíveis premium. Se o seu carro não indica claramente o uso de gasolina, etanol ou aditivos para diesel, ou mesmo combustíveis premium no manual, então a opção universal é muito adequada.

Usando mais detergente, o combustível aditivo pode limpar o sistema de combustível. Para carros antigos, isso irá liberar partículas de sujeira que se acumularam no tanque de combustível por muitos anos e bloqueará as passagens, danificando assim a bomba de combustível do carro e os bocais de combustível.

Carros mais novos que não foram afetados pelo clima não correm esse risco, e o uso de combustíveis aditivos pode manter as linhas limpas por mais tempo.

Para combustíveis de alta qualidade, sua vantagem está em seu maior número de octanas. No entanto, esta função só é usada para motores com altas taxas de compressão, como carros esportivos. Os carros tradicionais não conseguem extrair a potência extra prometida.

A real vantagem é que o teor de etanol misturado à gasolina é baixo, fixado em 25%, e o teor de enxofre do combustível é baixo, o que pode proteger melhor os componentes internos do motor no longo prazo.

No entanto, seus preços são muito mais altos.

“Quer ver o óleo?”

Outro serviço muito comum prestado por um frentista de posto de gasolina após a parada para reabastecer é verificar o nível de combustível. No entanto, este tipo de inspeção só pode ser realizada com o veículo parado, o motor frio e em piso plano. Em circunstâncias normais, é difícil descobrir no trabalho.

O perigo é verificar o óleo com o motor quente e imediatamente após o desligamento do motor. Demora vários minutos para o lubrificante retornar ao cárter e ser armazenado lá. Se você verificar o nível de óleo imediatamente após estacionar, a vareta indicará que há falta de óleo, mas não necessariamente.

O perigo aqui é injetar muito óleo no motor, o que aumentará a pressão do óleo lubrificante durante a operação e desgastará prematuramente as vedações e juntas, levando a vazamentos.

“Quer ver a água?”

Primeiro, seu carro não usa água comum para refrigeração. Use um líquido patenteado ou uma mistura proporcional de água destilada e refrigerante. Portanto, mesmo se questionado se deve verificar a “água” do carro no posto de gasolina, é melhor recusar.

Além de usar água comum que oxida os componentes internos do carro, o refrigerante ficará em um estado de alta temperatura e alta pressão. Se o tanque de água for aberto com o motor ainda quente, pode causar ferimentos.

“Quer ver o fluido de freio?” Claro que não

Outro serviço prestado pela estação que não deve ser realizado ali é o nível do óleo hidráulico para completar o freio. Além de ter que realizar inspeções em terreno plano, o sistema também pode funcionar em ambiente vedado.

Portanto, se o nível do fluido de freio estiver baixo, pode haver duas coisas: as pastilhas de freio chegaram ao fim de sua vida útil ou o sistema está vazando.

Em ambos os casos, o nível só pode ser preenchido em caso de emergência.

“Quer calibrar seus pneus?”. Sim mas tenha cuidado

Aqueles que não conseguirem colocar as mãos na graxa e sujar os pneus calibrados acabarão por pedir aos atendentes que concluam o trabalho. Recomendo realmente a calibração, incluindo calibração semanal. No entanto, os pneus não devem estar quentes. O tempo de sua casa até o medidor mais próximo ainda pode ser feito com segurança.

No entanto, discuta a calibração a ser usada com o atendente com antecedência. Este número pode ser encontrado perto da porta e na tampa do tanque de combustível e no manual do carro.

Alguns fabricantes especificam valores diferentes para o carro vazio ou carregado. Certifique-se de que seu veículo tenha o valor correto. Pneus inflados ou esvaziados demais podem causar desgaste prematuro e alterar o comportamento dinâmico do veículo. Outro lembrete importante é prestar atenção à calibração do pneu sobressalente.

A água de lavagem do para-brisa precisa ser cuidadosa

Poucas pessoas se lembram de despejar água no tanque de água do lavador de para-brisa até que se encontrem em uma situação em que o lavador seja ativado e nada aconteça. Usar o dispositivo sem água no tanque pode queimar a bomba que transfere água do tanque para o bico.

A máquina de lavar não requer nenhuma água especial. No entanto, se você receber esse serviço em um posto de gasolina, preste atenção na fonte de água. Se houver muitos detritos, ainda assim poderá obstruir a linha do bico da máquina de lavar ou danificar a bomba elétrica.

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Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

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