AQUAPLANAGEM
Um dos fatores mais importantes para acidentes em dias chuvosos é o aquaplanagem, mas você pode estar preparado para essa situação. Nesse caso, o segredo da direção defensiva é: não freie, tire o pé do acelerador e deixe o carro “furar” a água.
A velocidade na aquaplanagem o para veículos leves é de 60 km / h. Nestes casos, uma estrada escorregadia pode reduzir a fricção dos pneus, reduzir a aderência e o espaço de travagem nas curvas. Portanto, concentre-se na direção, se o som estiver ligado abaixe o volume, se estiver acompanhado, por favor, fique quieto … Isso parece raro, mas no futuro quando surgirem imprevistos, já ajudará você a se concentrar e Responda rápido.
SEM DISTRAÇÕES
Não só em dias de chuva, a atenção total ao volante é fundamental para evitar acidentes. Esteja sempre vigilante sobre o que está acontecendo ao seu redor, verifique o espelho retrovisor frequentemente e verifique a situação à frente em 20 a 30 segundos.
Manter os olhos na estrada faz parte da direção da defesa. É impossível procurar objetos no carro ou digitar no telefone! Preste atenção ao meio ambiente. Se o veículo mostrar sinais de direção agressiva, diminua a velocidade ou freie para evitar isso.
Se o perigo de direção do motorista for tão alto que você esteja preocupado, tente descer do carro, vire à direita ou pegue a próxima saída (se for seguro). Além disso, preste atenção aos pedestres, ciclistas e animais na estrada.
DISTÂNCIA SEGURA
A primeira lição da autoescola é sobre como manter uma distância segura do veículo da frente. Isso não é um absurdo, é uma operação matemática simples. Quanto mais rápido você dirigir, mais tempo levará para frear o carro completamente. Se a distância do carro dianteiro for insuficiente para este tipo de frenagem, obviamente ocorrerá uma colisão
Portanto, mantenha distância, pois em caso de emergência, você terá mais espaço para diminuir a velocidade e evitar e evitar colisões com outros veículos. Esta técnica de direção defensiva é adequada para dirigir na cidade, mas principalmente para o tráfego rodoviário.
Regra dos dois (ou três) segundos
Selecione o ponto fixo da margem da estrada; Quando o veículo passa pelo ponto fixo, você começa a contar; Houve uma pausa de dois segundos. Uma maneira fácil é contar seis palavras na ordem de “cinquenta e um, vinte e cinco”. Se o seu veículo ultrapassar o ponto fixo após dois segundos, a distância entre você e o veículo será segura. Para veículos com mais de 6 metros ou dirigindo em tempo chuvoso, aumente o tempo de contagem: “Cinqüenta e um, dois, cinco, três, cinco”.
CUIDADO NAS ULTRAPASSAGENS
Cuidado nas ultrapassagens, pois os acidentes mais graves neste tipo de manobra ocorrem devido a colisões frontais. Ao ultrapassar, use a seta para indicar um sinal, envie um torque de curto prazo para a buzina, observe no espelho retrovisor se não há outro veículo ultrapassando você e acelere em uma velocidade mais forte para continuar dirigindo mais rápido, aumentando a velocidade do motor. Só volte à pista normal quando vir o espelho retrovisor ultrapassando. Em caso de dúvida, não exceda.
Faça sua parte, pratique uma direção segura!