Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Carros de leilão, suas vantagens e desvantagens

Vai comprar um carro em leilão? Conheça os prós e os contras de comprar um carro em leilão e saiba quando vale a pena comprar.

Investir em um carro requer um planejamento muito detalhado. Afinal, é uma mercadoria que tem muito valor na hora da compra e manutenção ao longo do tempo. Por isso, é importante ficar atento não só ao preço do veículo, mas também a diversos outros fatores como consumo de combustível, taxa de depreciação, desgaste de peças, etc. Mas é possível analisar tudo isso na hora de comprar um carro em leilão?

Os leilões de automóveis têm sido alvo de alguma polémica devido a questões como dúvidas sobre a origem do carro, a possibilidade de um anterior proprietário estar endividado. Muito comuns no meio automotivo, ocorrem tanto em atividades tradicionais quanto na internet. Anteriormente, com a participação da maioria dos lojistas, vem aumentando a presença de compradores regulares que desejam comprar um carro para usá-lo no dia a dia. Por isso, ao longo deste artigo, além de fornecer mais informações sobre o tema, discutiremos os prós e contras de tais compras.

Quais são os tipos de leilões de carros?

Ao comprar um carro em leilão, você pode pensar que eles são todos iguais. Mas, na realidade, existem diferentes tipos desses eventos, cujo objetivo é vender carros. As diferenças entre eles podem até mesmo afetar uma indicação se vale a pena comprar um veículo dessa forma. Portanto, dividimos quatro tipos principais de leilões. Dê uma olhada abaixo.

Leilão do governo

Nesse tipo de leilão, entram os carros apreendidos pelo Detran em cada estado. Ou seja, por exemplo, um carro cujo proprietário está devendo o IPVA e a licença do veículo é enviado a outros compradores para venda. Nesta modalidade, os veículos disponíveis não são normalizados ou retirados pelos proprietários anteriores por um determinado período de tempo. Para liberar seu quintal e pagar suas dívidas, eles comercializam dessa maneira.

Leilão de banco

Assim como o leilão do Detran, o leilão do banco visa à recuperação financeira. Ou seja, o proprietário do carro não pagou o empréstimo e retornou à agência onde o intermediário comprou. Para recuperar seu investimento, ela vendeu os carros dessa maneira.

Leilão de Seguradora

Os leilões de carros realizados por companhias de seguros são geralmente carros recuperados de roubo e furto, ou carros que estiveram envolvidos em outros acidentes. Portanto, nesse tipo de leilão, há uma chance maior de encontrar danos no veículo.

Leilão de Montadora

Nesse tipo de leilão, entram veículos que estão passando por renovação de frota ou até mesmo sofreram algum tipo de avaria no transporte. Assim, como as montadoras não pretendem mais usá-los nas concessionárias, elas vendem os carros por meio de compradores.

Comprar um carro em leilão é um bom negócio?

Antes de considerar comprar um carro em leilão, você precisa analisar cuidadosamente os prós e contras. Afinal, trata-se de um investimento em uma mercadoria de valor considerável e, obviamente, ninguém quer falir. Por isso, antes de afirmar se é um bom negócio, o ideal é avaliar seus prós e contras, que listaremos a seguir.

As vantagens de comprar um carro em leilão

Sem dúvida, o maior atrativo para comprar carros em leilão é o preço. Afinal, é possível comprar um veículo dessa forma, com desconto de até 30% em relação à Tabela Fipe. Portanto, pode ser financeiramente vantajoso considerar apenas o valor do carro que foi adquirido na época.

Dicas para comprar um veículo em leilão

Se você acha que vale a pena comprar um carro em leilão porque é barato, existem maneiras de minimizar seu risco tomando algumas decisões. Uma delas é pesquisar as origens dos leilões dos quais você participará, seja um evento realizado em um local físico ou feito pela internet. Verifique se o organizador tem um histórico no setor e se há reclamações de outros participantes.

Verifique seu tipo de leilão. Por exemplo, se for um leilão de montadora, o risco é menor. Isso porque, de um modo geral, está vendendo o carro do próprio fabricante. Leilões de seguradoras cujos veículos se envolveram em acidentes tendem a ter carros com maior probabilidade de apresentar problemas no futuro.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓