Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Aprenda como consultar o RENAVAM usando a placa do carro

Fazer a consulta do Renavam é muito necessário, principalmente porque esse número pode servir como documento de identificação do veículo, como RG ou CPF. Até porque a partir desse número é possível encontrar muitos dados sobre o veículo.

Através desse histórico, você pode saber quantos donos o carro já teve, se já houve acidentes, mudanças, dívidas, multas, recalls, furtos, etc. Então você pode pensar em coisas importantes! O Renavam é composto por 11 dígitos e tem validade nacional.

Além disso, o principal objetivo do Renavam é justamente ter o registro do carro. Para consultar é necessário ter o código do Renavam do veículo. Alternativamente, o número pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Além disso, em uma nota positiva, você pode consultar o Renavam a partir do seu smartphone. Isso torna a pesquisa mais fácil e acessível. É exatamente isso que você verá neste artigo. Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre o Renavam!

Em que lugar fazer a consulta do Renavam do veículo?

Possui um espaço dedicado para consultas do Renavam sobre veículos. E esse local está no site do Denatram. A agência tem autonomia administrativa e técnica e tem jurisdição sobre todo o Brasil. Agora você sabe onde marcar uma consulta no seu celular!

Como conferir a situação do veículo através do celular? Veja o passo a passo

Passo 1

Visite o site oficial do Denatram e clique em “Crie sua conta”. Isso permite que você se inscreva e acesse e visualize os dados do carro a qualquer momento.

Passo 2

O segundo passo é justamente fornecer informações pessoais para o cadastro.

Os dados pedidos são:

  • Nome completo;
  • Número de telefone com DDD;
  • CPF;
  • Endereço de e-mail.

Então, ao fornecer todos esses dados, você precisa preencher um captcha para provar ao sistema que você não é um robô.

Passo 3

Depois de criar sua conta no Denatram, você precisará fazer login. Para isso, você só precisa do seu CPF e da senha previamente escolhida. Para colocar de forma simples e objetiva, você concorda?

Passo 4

Assim que estiver no sistema, digite o Renavam do veículo que está procurando. Em seguida, clique em “Continuar” para acessar todo o cadastro geral do carro selecionado na busca.

Passo 5

Nesta etapa, você precisa preencher todas as informações disponíveis na tela e ler tudo com atenção.

Passo 6

Vá até a parte “indicações de situação do veículo”.

Vai ser nessa aba que você irá achar:

  • Quantidade de donos que o automóvel já teve;
  • Multas e documentos em atraso;
  • Se há registro de roubo e furto;
  • Necessidade de recall;
  • Informações de bloqueio judicial;
  • Recuperação de acidentes.
Você deve acessar o portal de atendimento do SENATRAN com um certificado digital ou com um CPF/senha. Clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito da tela e insira seus dados. Após o login, você deve encontrar o bloco “Consultoria” no canto superior esquerdo da página e clicar em “Veículos”.
Você pode encontrar o código do seu Renavam no seu CRV (Cadastro de Veículo) ou CRLV (Cadastro de Veículo). Por serem arquivos parecidos, os números aparecem no mesmo lugar. Acima do campo “Nome” ou “Nome/Endereço” você encontrará “COD.Update”.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓