A tecnologia desenvolvida pela Michelin traz mais comodidade e praticidade ao dia a dia. As preocupações com os pneus parecem numeradas. Um novo pneu que não requer inflação e furo foi finalmente desenvolvido.
O exclusivo sistema de pneus antifuros (UPTIS) foi testado e aprovado e é algo que a indústria há muito esperava. Embora o pneu não esteja cheio, seu principal destaque é “insuficiente”. Desta forma, a manutenção preventiva e a segurança durante as viagens são aprimoradas. Além das vantagens, os novos pneus da Michelin também são sustentáveis. UPTIS é fabricado com materiais renováveis de fontes orgânicas. Portanto, eles também são menos agressivos ao meio ambiente.
No total, 200 milhões de pneus foram descartados por rompimento ou perda de pressão. Devido à novidade da Michelin, este número pode ser severamente afetado ao longo do tempo.
Projeto de inovação
A fabricação do pneu à prova de furos em si é mais simples e pode ser concluída com uma impressora 3D. Todos os projetos UPTIS começaram em 2017 em cooperação com a General Motors (GM). Dois anos depois (2019), os testes começaram no modelo Bolt EV da GM. Recentemente, a Michelin testou novos pneus em Munique. Youtubers Mr.JWW e Gercollector estão andando sobre pneus em um carro e-Mini.
Oficialmente reconhecido
O projeto foi aprovado pelos convidados, que relataram ser muito confortável. Eles também afirmaram que, em comparação com os pneus tradicionais, o UPTIS não tem deficiências.
No entanto, a introdução de novas tecnologias ainda levará algum tempo. A empresa planeja lançar novos pneus resistentes a perfurações sem ar apenas em 2024. Em outras palavras, depois de três anos, o primeiro lote de unidades deve estar rodando nas ruas da terra. Antes disso, a Michelin fará mais testes e melhorias.