Os caminhões cargueiros são projetados para transportar quase tudo com rodas. No entanto, o dez Peterbilt 389 representa o caminhão norte-americano, em sua essência. O limite máximo de comprimento de caminhão nos Estados Unidos considera apenas reboques. Isso popularizou os chamados “bicudos”, cavalos mecânicos com motores dianteiros e grandes cabines. O Peterbilt 389 é o sucessor do icônico 379 e representa isso melhor do que ninguém.
O enorme para-choque parece uma placa pronta para esmagar qualquer um à sua frente, a grade do radiador de aço inoxidável tem as características aerodinâmicas dos tijolos e o revestimento cromado que a Cadillac invejou é a configuração padrão do 389.
Os modelos que chegaram ao Brasil receberam a maior parte dos equipamentos opcionais fornecidos pela Peterbilt, entre eles uma enorme cabana com cama, TV, armário e geladeira. Apesar do preço alto, o Peterbilts não possui todas as características técnicas de outros caminhões de alto padrão (como o Mercedes Actros). Em termos de segurança, por exemplo, existem ABS e controle de estabilidade, mas o controlador de velocidade é convencional e não há frenagem automática de emergência. Ar-condicionado manual, botões tradicionais e painel analógico, apenas uma pequena tela de LCD, reforçam o estilo retrô 389 – para quem busca mais tecnologia, a Peterbilt oferece a série 589 de produtos top, mais perto de Um caminhão popular da Europa no Brasil .