Começou em no dia 4 de janeiro de 2020 as resoluções relativas à emissão de certificados de matrícula de veículos (CRV), licenças anuais (CLA) e certificados de transferência de propriedade em mídia digital passarão a ser aplicáveis. Ou seja, a partir dessa data, o motorista deverá fazer o download do aplicativo “Cartão Nacional de Transporte” para incluir os documentos de transporte obrigatórios do veículo.
No aplicativo, além do CRLV-e, o motorista também pode incluir a CNH, podendo acessar violações, informações e dicas de trânsito. Para acessar o aplicativo, o motorista deve cadastrar uma senha de acesso no gov.br (Portal do Governo Federal), que unifica todos os acessos aos endereços eletrônicos em um único portal. A navegação no aplicativo é simples e convincente.
Veja como ter a sua CLRV digital
– Para obter documentos eletrônicos, você deve baixar o aplicativo Digital Traffic Wallet (CDT), que está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store.
– Depois, é só se cadastrar no app. O usuário receberá um e-mail e deverá clicar no link para ativar o cadastro.
– Após a ativação, você deve fazer o login no aplicativo e clicar em “Adicionar Documento”, será CNH digital ou CRLV.
– Após o registo, para verificação do CRLV digital, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no certificado de matrícula do veículo – CRV (antigo DUT).
– Depois de confirmar a confirmação, você precisará inserir o número do seu celular. Atualmente, o CRLV Digital estará disponível em dispositivos móveis.
– O aplicativo solicitará que o usuário crie uma senha de quatro dígitos, que é uma chave de acesso que deve ser inserida toda vez que um documento digital for usado. Os dispositivos móveis podem acessar o CRLV Digital offline, mesmo quando não há Internet.
Como fazer para ter o CRLV em forma física
Bem, o motorista que não quiser optar pela forma digital do documento, pode imprimir o ‘DUT’ pelo portal do Poupatempo e pelo próprio aplicativo. Lá no aplicativo e só ir na opção de baixar, para ter o aceso mesmo até sem uma internet conectada.
Onde imprimo o CRLV
– Pelo Aplicativo do CRLV-e;
– Pelo site do Poupatempo
Os motoristas só podem emitir o CRLV (seguro, DPVAT) após a resolução de todos os débitos relativos ao veículo relativos a impostos e taxas, multas de trânsito e ambientais e o pagamento do seguro obrigatório de acidentes pessoais causados por veículos terrestres. Este último será gratuito em 2021.
1 -Ter matrícula do veículo;
2 -Ocorre a autorização anual do veículo;
3 -Transferência de propriedade;
4 – Alterar a cidade onde está localizada a residência ou a cidade de residência do proprietário;
5 – Alterar quaisquer características do veículo;
6 – Na mudança de categoria;
7 – Se o arquivo estiver duplicado;
8 – No caso de remarcação do chassi;
9 – No caso de regulamentação complementar, deve ser emitido um CRV.
DESTACA-SE: Qualquer pessoa em um local onde o serviço Poupatempo não esteja disponível deve visitar o DETRAN ou CIRETRAN na área para realizar os serviços acima.