Como estamos no final do ano, nada melhor do que falar de cores e desta vez das cores que mais desvalorizam e valorizaram na hora da venda do seu veículo.
Phong Li, CEO da iSeeCars.com, disse que a valorização do amarelo se deve à menor disponibilidade no mercado. Executivos disseram: “Os carros amarelos são relativamente raros, o que estimula a demanda e ajuda a manter seu valor.” Ele destacou que essa cor é mais exótica e modelos de produção de baixo volume (como conversíveis) e mais tradicionais O valor pedido na carroceria (como SUV e picape) é menor, enquanto no mercado norte-americano, SUV e picape são mais populares.
De acordo com a mesma pesquisa, os preços de depreciação dos SUVs e das picapes amarelas são de 25,8% e 10,8%, respectivamente, enquanto os patamares médios gerais são de 30,9% e 20,9%, independente da cor do veículo.
O mesmo fenômeno foi observado nos tons laranja e verde: além do amarelo, o laranja e o verde representaram apenas 1,2% do total de carros analisados em carros com três anos de idade. No entanto, nem sempre essa regra se aplica: as três cores mais desvalorizadas (bege, roxo e dourado) representaram apenas 0,7% da abrangência da pesquisa, mas desvalorizaram em mais de 10% em relação à média.
Por outro lado, as cores mais comuns – branco, preto e cinza – tendem a se desvalorizar muito próximo da média, justamente por terem mais unidades para o cliente encontrar exatamente esses tons. Li Hong disse: “Como essas cores são muito comuns, os compradores têm mais opções, o que reduz o poder de barganha do vendedor”.
DEPRECIAÇÃO DE CARROS SEGUNDO A COR
Cor
Depreciação média depois de 3 anos
Diferença percentual em relação à média geral
Amarela
27,0%
-18,5%
Laranja
30,6%
-7,8%
Verde
30,9%
-6,9%
Branca
32,6%
-1,6%
Vermelha
32,7%
-1,4%
Média geral
33,1%
—
Azul
33,5%
1,0%
Marrom
33,5%
1,1%
Cinza
33,5%
1,2%
Preta
33,6%
1,6%
Prata
34,0%
2,6%
Bege
36,6%
10,3%
Púrpura
36,7%
10,7%
Dourada
37,1%
12,1%