Diante das dificuldades de 2020, 2021 será um ano melhor e com esta promessa de um ano melhor, vem os compromissos habituais e um deles é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A Diretoria da Fazenda do Estado de Minas Gerais divulgou cronograma de pagamentos e informações com o calendário de pagamento e detalhou as informações referentes ao tributo.
Dependendo do tamanho da placa final, o parcelamento (ou imposto integral) vencerá no dia 18 de janeiro e vai até o dia 22 – e assim sucessivamente, até fevereiro e março, até o final do dia 24. Um único pagamento será calculado novamente com um desconto de 3%. Para quem pagar em dia em 2019 e 2020, o bônus de “bom pagador” de 3% ainda será retido.
Pelos valores da tabela do FIPE, a base de cálculo diminuiu 4,12% em relação a este ano. As taxas cobradas de acordo com o tipo de veículo não foram alteradas.
Agora, você pode pagar no terminal de autoatendimento ou na bilheteria da empresa de cobrança – Bradesco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e SICOOB informando apenas o número Renavam do veículo. O Banco Brasileiro e o Banco Itaú só aceitam pagamentos de correntistas. O não recolhimento do IPVA no prazo estabelecido acarretará em multa de 0,3% ao dia (até 30 dias) além dos juros calculados pela Selic e 20% após 30 dias.
Em relação à Taxa de Registro de Veículos (TRLAV) ainda não está definida, depende de avaliação do projeto de lei expedido pelo governo do estado para a assembleia legislativa.