4 DICAS PARA SEU MOTOR E SEU CARRO DURAR MAIS
Se uma coisa é sinônimo de dor de cabeça, é que o motor do carro está com problemas. Para evitar interrupções no futuro, você pode tomar algumas precauções diárias para estender a vida útil do motor e evitar possíveis danos.
1 – NÃO AQUEÇA O MOTOR ANTES DE COMEÇAR A RODAR
Quando você sai pela manhã ou o carro está frio, você não precisa esperar alguns minutos para ficar ocioso. Basta entrar no carro e ligar o motor, colocar o cinto de segurança e ajustar o banco e o espelho retrovisor.
Apenas esses 30 segundos são suficientes para deixar seu carro pronto para operação. Mas dirija devagar até que o motor atinja a temperatura operacional ideal, porque ainda estará frio no início.
2 – EVITE ACELERAÇÕES BRUSCAS
Acelerar toda vez que o sinal ficar aberto não vai te ajudar, apenas apressará você para a oficina. A aceleração rápida é um dos hábitos mais destrutivos na saúde automóvel.
Ao ficar diretamente no trânsito, o motor tende a funcionar muito quente e esse estilo de direção aumentará ainda mais a temperatura do motor. Por exemplo, pode sobrecarregar o sistema de refrigeração, juntas e correias.
3 – NÃO ECONOMIZE NO FILTRO DE AR E DE ÓLEO
Tentar fazer eles durar mais é sua pior decisão sobre a saúde do motor de um carro. Troque o filtro de óleo sempre que ficar sem fluido – ele não pode ser trocado alternadamente, sim, não. Considerando sua importância no funcionamento normal do propelente, é muito barato.
O mesmo se aplica aos filtros de ar. Não “bombeie”, aspire ou lave. Mude implacavelmente.
4 – ESCOLHA O ÓLEO COMO SE FOSSE VINHO
Vinho ruim vai te dar dor de cabeça. O mesmo ocorre com o óleo ruim. Sempre que você comprar óleo e pensar em economizar, mantenha esta dica em mente. Se o fabricante recomendar materiais sintéticos (que é mais caro), siga essa recomendação.
Não misture com óleo mineral. Deve ser usado pelo menos um lubrificante de nova geração com detergente SL.
Investir em produtos de maior qualidade economiza custos a longo prazo, porque os óleos premium modernos não requerem aditivos. Se você viajar por muito tempo em um ambiente hostil (como tráfego ou áreas poluídas / empoeiradas), siga o manual e antecipe as mudanças no óleo.