Confira nossas dicas para comprar ou vender seu veículo (carro, moto, caminhão, ônibus, …etc) , lembrando que o anúncio é online e a venda ainda é presencial, por isso todo cuidado é pouco.
Cheque os preços: Confira a média de preços do ano/modelo do veículo que você tem interesse, e utilize a Tabela Fipe como a principal referência do mercado.
Desconfie de preços muito baixos: Tenha cautela ao se deparar com anúncios com valores muito abaixo da média do mercado. Isso pode acontecer em casos que as pessoas necessitem levantar dinheiro ou vender o carro rapidamente, mas podem representar a venda de um veículo sinistrado, com irregularidades ou algum tipo de problema, verifique se o anúncio menciona algumas destas questões.
Evite furadas: Não pague adiantado ou dê entradas para reservar seu veículo, sempre desconfie de preços muito abaixo do esperado.
Certifique-se antes de fechar negócio: Sugerimos sempre uma vistoria cautelar antes de fazer o pagamento. Confie apenas em laudos verificados.
Não feche negócio sem ver o carro presencialmente: A internet facilita a busca pelo seu futuro veículo, porém é necessário que você veja o carro pessoalmente antes de fechar negócio. Faça um test-drive e uma inspeção do veículo e sempre que possível leve um mecânico de sua confiança.
Marque os encontros para ver o carro em locais públicos e com segurança, como estacionamentos de supermercados ou shoppings.
Vai combinar de encontrar? Fale por telefone antes e priorize sempre espaços públicos: evite lugares isolados ou residências.
Jamais faça depósitos ou efetive a compra do veículo sem antes fazer uma pré vistoria no Detran da sua cidade ou algum órgão de vistoria veicular.
Procure levantar o histórico do veículo através da placa, existem empresas especializadas em checar o histórico do veículo.
Sorteio? Herança? Brinde? Adiantamentos? Cuidado: essas são algumas das artimanhas usadas para explicar preços “imperdíveis”. Não caia nessa!
Pesquise a veracidade do endereço e telefone do anunciante. Descarte as ofertas de pessoas que afirmam serem funcionárias ou intermediárias de fabricantes.
Não forneça dados importantes em computadores públicos. Para saber se o ambiente utilizado é seguro, o ícone do cadeado deve ser exibido na parte inferior na tela.
Forneça seus dados apenas pessoalmente. Exija que o documento esteja em nome do vendedor.
O comprador de um carro usado tem que conter sua empolgação de fechar um negócio que parece irresistível, pois é preciso desconfiar de preços muito baixos e vantagens milagrosas.
Evite carros com “sinistrado” ou “REM” (chassi remarcado) no documento. Normalmente eles valem 30% menos.
Desconfie de ofertas abaixo do preço de mercado para veículos novos ou usados. Nunca leve o veículo até o comprador. Sempre solicite a ele ver o carro no local a ser escolhido por você. Não forneça o endereço de sua casa. Procure mostrar o veículo em local público de dia e acompanhado.
Cheque a documentação: Na internet você consegue checar a procedência do veículo. Com a placa e o número do Renavam em mãos, você consulta o Detran para verificar se o veículo está regularizado, e se constam multas ou taxas pendentes e restrições para a venda.