5 dicas para economizar combustível

PUBLICIDADE

De acordo com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), os fatores que causam a maioria dos desperdícios de combustível incluem pneus furados, peso excessivo, janelas abertas, velas gastas, filtros de ar entupidos e, acredite, eles vão dirigir em ponto morto.

1. Não viaje com excesso de carga

Quanto mais pesado o veículo, mais energia ele precisa para viajar. Estima-se que cada aumento de 50 kg equivale a um aumento de 1% no consumo. Portanto, antes de começar, elimine todo o conteúdo desnecessário.

2. Calibre os pneus

Os pneus descalibrados aumentam a área de contato entre a roda e o asfalto, aumentando a resistência ao rolamento, resultando em maior consumo de combustível. Portanto, os pneus devem ser calibrados sempre que reabastecer.

3. Mantenha a manutenção em dia

Deixar a manutenção do veículo em dia evita que o motor consuma mais combustível do que o necessário. Dirigir com um filtro de ar sujo ou obstruído, por exemplo, pode reduzir o desempenho em até 10%. Sendo assim, cheque as condições do seu carro regularmente e, se for necessário, troque os filtros de ar, o óleo, o combustível e faça a substituição das velas

4. Feche as janelas

A menos de 60 km/h, vale a pena baixar os vidros, visto que a resistência do ar nessa velocidade não compensa o gasto com o ar-condicionado ligado. Mas, se estiver acima desta velocidade, é mais vantajoso fechar as janelas, já que elas permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica, acrescentando cerca de 10% no consumo de combustível.

5. Troque de marcha no momento certo

A mudança de marcha faz uma grande diferença no consumo de combustível. E, se você não tem conhecimento suficiente, saiba que todos os veículos trazem a velocidade correta para o manual do proprietário, e a velocidade deve levar em consideração o torque do carro.

PUBLICIDADE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar