Pular para o conteúdo

Você sabe pra que serve cada tipo de combustível?

TIPOS DE COMBUSTÍVEIS: SUA INDECISÃO ENTRE GNV, GASOLINA E ETANOL ACABA NESTE MATERIA

Você tem um carro flexível ou já está há algum tempo explorando a Internet para descobrir as vantagens de instalar um kit de reabastecimento. Agora, a grande questão que bate à porta é: em que combustível, qual é o melhor para o seu veículo?

Além de considerar a redução de danos a longo prazo, sua meta também pode ser economizar dinheiro. Afinal, qual é o melhor negócio? A geração Seminovos vai eliminar esse problema da sua vida de uma vez por todas.

Não perca nossa super habilidade separada. pronto! ?

GNV, ETANOL E GASOLINA: QUAIS CARACTERÍSTICAS OS FAZEM DIFERENTES?

O objetivo é o mesmo! E, claro, você sabe disso muito bem. Mas por que existem tantas diferenças entre si? A resposta é simples e complexa. Mas acalme-se, tudo ficará esclarecido.

A escolha de qual combustível colocar no carro afeta muitos aspectos, como a vida útil da peça e o desempenho. As matérias-primas são diferentes, o que também interfere no valor do consumidor final.

Agora é hora de se concentrar na tela. Mostraremos as vantagens e desvantagens de cada opção.

Confira abaixo:

GASOLINA: A QUERIDINHA DOS BRASILEIROS

É extraído do petróleo e é amplamente utilizado no Brasil, sendo o combustível mais utilizado em automóveis de passageiros. A gasolina é muito eficaz na partida e no desenvolvimento de motores.

Por outro lado, o maior problema diz respeito à variação dos preços das bombas. Em várias partes do país, o custo de um litro é considerado alto demais.

Para não permitir que você conclua este artigo com um conhecimento relativamente superficial, também precisamos discutir seus subtipos. Deixe-nos entendê-los:

COMUM

É produzido em massa. Com isso, pode atender à demanda anual, e não haverá escassez de produtos nos postos. Porém, como desvantagem, podemos citar o alto índice de poluição ao meio ambiente e a quantidade de resíduos deixados no motor. Com o tempo, a manutenção deve permanecer a mesma.

ADITIVADA

A diferença entre a gasolina comum e a gasolina aditiva passa a ser o aditivo que esta última aceita. Eles reduzem a concentração de resíduos no motor. Portanto, a manutenção do seu veículo será reduzida. Porém, em termos de custo, a gasolina com aditivos não economiza combustível.

PREMIUM

Você pode nem se lembrar dessa versão da gasolina, mas ela é muito adequada para veículos importados e turbinados de alta taxa de compressão. A potência do motor é otimizada e o consumo é ligeiramente reduzido. Economicamente, esse subtipo é o mais caro dos três.

ETANOL: O MEIO AMBIENTE AGRADECE PELA ESCOLHA

O Brasil é diferente da produção de etanol (ou álcool) de cana-de-açúcar, por exemplo, ao contrário de outras partes do mundo onde o etanol é extraído de plantas como o milho. Em suma, para países sem reservas de petróleo, o etanol é extremamente benéfico. A dependência é realmente zero.

De volta às terras brasileiras, o combustível é desvantajoso em relação à gasolina devido ao custo de consumo, pois os preços podem flutuar em função da safra da cana. Em termos de desempenho, um carro consome mais óleo por litro, o que exigirá mais tempo de estacionamento para reabastecer.

O principal benefício é o meio ambiente. Por ser proveniente de recursos renováveis, a quantidade de poluentes na atmosfera é baixa.

Nota:
Utiliza-se Etanol apenas em veículos flex. O fato é que você pode colocá-lo em qualquer tanque, mas nem queira imaginar a quantidade de prejuízos que terá.

Nota 2:
Em locais mais frios não é indicado o uso. Isso ocorre porque abaixo de 13ºC a capacidade de combustão fica comprometida.

GNV: O “BROTHER” DA ECONOMIA

Quando os motoristas escolhem o gás natural (GNV), importantes vantagens econômicas e ambientais devem ser consideradas. Embora seja necessário comprar um kit que não seja barato no início, no longo prazo o ganho é total.

O que pretendendo dizer é que, ao dirigir, o custo por quilômetro é reduzido quase pela metade. Com ele, não haverá poluição por óleo e o sistema de injeção do motor ficará sempre limpo.

Muita gente não sabe, mas esse gás é extraído do petróleo. No entanto, também é considerado mais sustentável do que outros combustíveis.

A desvantagem é que todo o volume ocupa o porta-malas do veículo. Além disso, o carro perderá a garantia de fábrica (se houver) e algumas peças se desgastarão mais. Alguns especialistas até defendem a redução da potência do carro. Porém, com o desenvolvimento da tecnologia, outros afirmam que não há muita diferença.

Fique atento!
Caso o seu veículo não seja configurado para o GNV, você precisa procurar uma empresa qualificada para executar a conversão. Desta forma, a possibilidade de haver estragos será significativamente minimizada.

Foque na segurança!
Preste atenção aos possíveis vazamentos. Em caso de constatá-los, procure um mecânico imediatamente.

SE O VEÍCULO FICAR POR MUITO TEMPO NA GARAGEM…

Não se esqueça de retirar o combustível líquido do tanque. Se a gasolina comum for deixada sem uso por um longo tempo, crostas começarão a se formar e obstruir o filtro. Como resultado, o injetor de combustível ficará entupido e, para carros mais antigos, ficará entupido pelo carburador.

O mesmo é verdade para o etanol, embora demore mais para se degradar. Se o carro ficar parado por muito tempo, adicionar aditivos à gasolina ainda é a melhor escolha.

QUAL É A PIOR CONDIÇÃO DE GASTO DE COMBUSTÍVEL?

É irritante começar e parar. Quando ocorre congestionamento, o consumo de combustível é muito alto. No entanto, se não houver um sistema start / stop no veículo, desligar o veículo por razões econômicas pode ser perigoso para o motorista e passageiros.

Agora você já está pronto para escolher entre os tipos de combustíveis.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓