Você sabe o que muda com a CNH digital?

PUBLICIDADE

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (e-CNH) é um aplicativo do governo federal que permite ao usuário acessar sua carteira de motorista em qualquer lugar e a qualquer hora. Neste mesmo app é possível acessar e compartilhas o CRLV digital dos veículos cadastrados em seu nome. É importante ressaltar que esses documentos são oficiais e têm a mesma validade jurídica dos impressos, podendo, inclusive, ser apresentados em caso de blitz, pois possuem a assinatura digital P7S.

O procedimento para gerar a CNH Digital é totalmente gratuito e realizado pelo celular. Caso haja algum problema ou erro durante o processo, é preciso procurar o Detran que emitiu o documento impresso.

Para ter acesso a aplicativo, é necessário que o cidadão já tenha a carteira de motorista impressa, com QR Code na parte de trás. Esse código é responsável por garantir a autenticidade do documento. Para obter a carteira digital, siga o passo-a-passo abaixo:

Baixe o aplicativo disponível para Android e iOS;

Realize o cadastro online, com o seu e-mail (é possível fazer o registro pelo computador, no site da Senatran, mas o documento digital só pode ser acessado em dispositivo móvel);

No e-mail, clique no link de autenticação e confirmar a conta;

No aplicativo, faça login com CPF e senha;

Aponte a câmera do celular para o QR Code da CNH impressa para a leitura;

Tire uma foto do documento completo pelo aplicativo;

Confirme o CEP cadastrado no Detran de onde sua CNH foi emitida.

Atenção: esse procedimento requer conexão com a internet. Mas, depois de gerar a CNH Digital, ela pode ser acessado mesmo off-line. Além de garantir mais praticidade para o condutor, o aplicativo também conta com dispositivos de segurança. A plataforma requer uma senha de quatro dígitos para proteger e recuperar os dados do usuário.

PUBLICIDADE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar