Pular para o conteúdo

Transferência de Veículo (Passo a Passo)

A transferência de veículo é o processo de alteração de registro de propriedade de veículos (carro, moto, caretinha ou qualquer outro veículo automotor). Ela envolve a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Se você não sabe como fazer esta transferência de veículo e quer evitar alguns erros que são bastantes comuns, é importante entender alguns conceitos e saber todas informações.

Um erro que é bastante comum é preenchimento de dados errados no DUT (Documento único de transferência), e quando acontece isso você vai ter que pagar do seu bolso para emitir a segunda via do documento.

Por isso a primeira dica é que durante o preenchimento deste documento, faça com calma e lenha atentamente todas informações.

Maioria das pessoas que conheço já errou nesta hora do preenchimento..rs..

Segunda dica importante é quando realizar a venda do veículo, tire uma copia autentica da transferência e leve ao Detran para fazer o comunicado de venda do veículo, da mesma forma quando você compra os dados do novo proprietário daquela placa é atualizado, ao ser vendido, o registro precisa ser atualizado. Desta forma você evita multas desnecessárias.

Quais São os Documentos Necessários Para realizar a Transferência de Veículo

Original:
– DUT (Documento único de transferência) – importante este documento está preenchido pelo proprietário anterior, com firmas reconhecidas em cartório tanto do vendedor quanto do comprador.

Cópia:
– Comprovantes de residência dos últimos três meses em nome do comprador ou de parente de primeiro grau;
– 2 cópias do formulário RENAVAM.

Original e Cópia:
– Carteira Nacional de Habilitação ou documentos de identificação;
– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, famoso CRLV, junto com os comprovantes de pagamento do IPVA, licenciamento e multas quitada;
– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), junto com os comprovantes de pagamento do IPVA, licenciamento e multas quitada.

Importante:
Número de chassi do veículo decalcado, com 2 cópias tiradas em etiquetas localizadas atrás do formulário do RENAVAM;
comprovante de que não há débitos vinculados ao RENAVAM.

EXISTEM ALGUNS ESTADOS QUE REALIZAM PROCEDIMENTOS MAIS SIMPLES, EXIGINDO DOCUMENTOS ESPECÍFICOS OU PREENCHIMENTO DE OUTROS TIPOS DE FORMULÁRIO, mas eu coloquei um padrão que na maioria dos casos funciona.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓