A mesa de calibração de pneus é um material muito útil para os motoristas, pois além de ajudar a calibrar os pneus dos carros corretamente, também ajuda a economizar muito dinheiro.
Isso ocorre porque um carro que dirige sem se preocupar com a inflação ideal do pneu consome 20% a 25% mais combustível do que um carro que dirige com a calibração do pneu.
A explicação para esse custo adicional é simples: quando os pneus não são calibrados, sua resistência ao rolamento é maior. Quanto maior a resistência, maior a força produzida pelo motor e mais gasolina ele consome.
Portanto, é importante preparar um gráfico de calibração de pneus próximo para evitar problemas.
Como usar um medidor de inflação de pneus?
Sempre que você quiser recalibrar o pneu (discutiremos a frequência correta para essa operação a seguir), é importante garantir que a pressão correta seja aplicada à peça.
Se você aplicar pouca pressão, o pneu ficará mais pesado e mais difícil de rolar, o que aumentará muito o consumo de combustível, conforme mencionado anteriormente.
Se você aplicar muita pressão, a aderência do pneu no solo diminuirá, o que afetará o desempenho de direção e pode até causar acidentes graves.
Portanto, é muito importante realizar este processo corretamente e, para isso, devemos utilizar uma tabela de calibração de pneus.
Não há grande segredo sobre esta tabela: basta ler o tamanho do pneu e encontrar a calibração ideal para ele
Isso é muito importante, porque é claro que a quantidade de pressão depende do tipo de pneu, aro, tamanho e outros fatores importantes
Portanto, mesmo se você e seu amigo tiverem o mesmo carro (por exemplo, Chevrolet Onix), cada pessoa pode correr com uma calibração diferente porque ele pode usar pneus de 13 voltas e você usa pneus de 14 voltas
Onde posso encontrar o tamanho adequado ao meu carro?
Você já sabe que a calibração dos pneus varia de carro para carro, dependendo do tamanho dos aros e outros elementos. É por isso que é realmente impossível montar uma tabela de calibração de pneus porque há muitos dados para inserir
Por exemplo, a aerodinâmica do Renault Kwid é diferente da aerodinâmica do Fiat Toro, exceto pelo seu peso e capacidade de carga.
Mesmo que todos usem os mesmos pneus, eles devem ser calibrados de forma diferente devido às suas condições específicas.
Portanto, é muito importante encontrar as configurações de pneu ideais para o seu carro. Para isso, existe um procedimento muito simples. Confira o passo a passo abaixo:
Obtenha o manual do usuário no carro;
Abra o índice e localize a página sobre pneus;
Abra uma página específica e encontre a parte sobre calibração;
Verifique a tabela de calibração de pneus para aprender todas as especificações de cada tipo específico de pneu.
Nesse caso, o que você está procurando são informações semelhantes às seguintes:
175/70 R14 – 2,1 / 30 | 2,1 / 31
Seu manual do usuário provavelmente tem mais de um código (talvez 4, 5 ou até mais). Com essas informações, você já sabe calibrar pneus de carro.
Como ler a inflação ideal do pneu?
Bem, é claro que é difícil entender o que é “175/70 R14-2.1 / 30 | 2.1 / 31”. Isso é apenas um monte de números. Afinal, como você pode ler o valor ideal de calibração do pneu de um carro para evitar erros?
Vamos detalhar o seguinte código:
175/70 R14: é o tamanho do pneu. O primeiro número (175) indica a largura do pneu em milímetros; o segundo (75) representa a percentagem da altura do piso em relação à largura (neste caso, a altura do piso é 75% de 175 mm).
A letra R indica que se trata de um pneu radial, e o último algarismo (14) indica o aro da peça.
Portanto, o pneu 175/70 R14 é um pneu radial de 14 círculos com uma largura de 175 mm e uma altura de piso de 70% (122,5 mm) do pneu.
Essa parte é fácil. Em seguida, vem a calibração, que é 2.1 / 30 e 2.1 / 31 em nosso exemplo.
O primeiro número (2,1) é a calibração medida em BAR, sistema amplamente utilizado na Europa; o próximo número (30) é a mesma calibração, mas em PSI (libras por polegada quadrada), sistema usado no Brasil, que é 2,1 BAR é equivalente a 30 PSI.
Os números (2.1 / 30 e 2.1 / 31) são diferentes porque normalmente a pressão dos pneus dianteiros é ligeiramente mais baixa do que a dos pneus traseiros. Neste exemplo, devemos calibrar os pneus dianteiros com 30 PSI e os traseiros com 31 PSI.
Resumindo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1 / 30 | 2.1 / 31, significa: quando o carro está equipado com um conjunto de pneus radiais de 14 círculos, largura de 175 mm e 70% da altura do piso, o ideal a calibração é a frente 30 PSI na frente e 31 PSI na parte traseira.
É simples, certo?
Conforme prometido, essa é a frequência ideal para calibrar pneus: 15 dias. Então, duas vezes por mês. Além disso, lembre-se de calibrar os pneus apenas quando estiverem frios, para que não haja distorção, ok?
Agora que você já sabe como ler a tabela de calibração de pneus, basta usar essas informações para manter seu carro e evitar o desperdício desnecessário de mais combustível.