Como higienizar seu automóvel corretamente

PUBLICIDADE

Durante uma pandemia, as práticas de higiene precisam ser duplicadas. Preparamos um guia passo a passo sobre como limpar corretamente o carro.

Os proprietários sabem a importância de se manter limpos. Indo muito além dos padrões estéticos, manter a higiene adequada ajuda a integridade do carro porque evita o desgaste da pintura e, se você pensar em vender o carro no futuro, também pode evitar a desvalorização da Lataria.

Mas como higienizar seu automóvel corretamente? Criamos este artigo para te ensinar um passo a passo essencial, dar algumas dicas e também salientar o melhor processo de limpeza durante a pandemia do COVID-19 que estamos passando.

Veja como higienizar o carro

Em seguida, preparamos um passo a passo de como fazer a limpeza correta em seu carro. Vem com a gente:

1. Prepare o seu carro

Em primeiro lugar, é muito importante lavar o carro em local com sombra. Tirando o carro do sol evita ter que lidar com a lataria quente durante o processo, ajuda a conservar a pintura (que pode ser danificada se você lavar o carro com a lataria quente) e também evita que a água e produtos sequem durante a lavagem.

Ao esperar que o carro esfrie, aproveite o momento para se organizar. Busque todos os produtos e equipamentos que você vai utilizar durante a limpeza, e deixe-os em algum lugar prático para você pegá-los. Também retire relógios, pulseiras e anéis caso você tenha.

Vale lembrar que também é necessário fechar as janelas do carro, erguer os limpadores de pára-brisa na posição vertical e retirar a antena.

2. Separe os produtos

O cuidado também vale para os materiais que você utilizar para limpar o carro. Use esponjas e panos apropriados para que eles não risquem a sua lataria; utilize detergente automotivo, baldes, mangueira (se necessário), aspirador de pó e uma escova ou esfregão. Tenha a certeza de que nenhum desses materiais possam prejudicar o seu carro.

3. Lave a parte externa do veículo

Vamos começar com a parte externa do seu carro. É importante que você siga uma sequência lógica de limpeza, para não sujar onde já limpou e para não perder tempo lavando a mesma coisa duas vezes. Vamos lá: comece limpando o teto para que a sujeira escorra de cima. Depois, vá para a parte dianteira, depois para a traseira e laterais. Deixe a parte de baixo para o final, que são os pneus e rodas. Limpe-os com a escova, ou se preferir, com um esfregão.

A lataria você limpa com uma esponja, água e o produto que julgar ser melhor. Veja no rótulo como aplicá-lo devidamente, e com a esponja, passe levemente na lataria e concentre um esforço maior nos lugares que estiverem mais sujos.

4. Enxágue e seque o carro

A próxima etapa é mais simples: enxágue toda a área que você passou o produto. Dê preferência para baldes com água ao invés de mangueiras, e depois, passe um pano para secar toda a lataria. Para os panos, opte por toalhas de microfibra, algodão ou silicone.

5. Passe aspirador na parte interna

Agora, vamos entrar no carro. Primeiro, remova grandes quantidades de resíduos que podem atrapalhar a limpeza, como embalagens ou acessórios ausentes. Além disso, o carpete deve ser retirado do carro (deve ser lavado com água e sabão separadamente). Utilize o aspirador de pó para pegar as sujeiras menores e que geralmente são imperceptíveis aos nossos olhos. Passe-o em toda a área interna, principalmente nos cantos. Repita o procedimento em seu porta-malas.

6. Limpe o painel do carro

Água e sabão não combinam nada com a parte interna do carro. Primeiro que a água irá encharcar o veículo e provavelmente irá demorar muito tempo para secá-lo completamente. E segundo que o sabão pode manchar o painel. Por isso, passe um pano úmido em toda a área do painel, e depois passe um pano seco.

Pronto, seu carro foi higienizado! Agora, veja mais algumas dicas que separamos para você:

Não desperdice água na hora de lavar o carro

Um ponto bastante relevante nesse processo é o uso da água. Evite usar mangueiras ou gastar muita água em vários baldes. Dois são o suficiente para tirar todo o produto utilizado. Se você puder, opte por água de reúso na hora de lavar o carro, como a água que foi usada na máquina de lavar roupa. Se você tem uma cisterna em casa, utilize a água captada da chuva. Dessa forma, você acaba economizando na conta de água e também ajuda o planeta contra o desperdício.

 

PUBLICIDADE

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar